Putin autoriza início de operação militar na Ucrânia
Presidente russo afirmou que a ação será feita para desmilitarizar o país vizinho
Internacional|Do R7, com AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira (24) que autorizou uma operação militar no leste da Ucrânia. Em pronunciamento na TV, Putin afirmou que a ação visa desmilitarizar o país vizinhos, mas não ocupá-lo.
Segundo o presidente russo, a operação militar quer proteger a região de Donbas, no leste do país. Apesar da afirmação de Putin, correspondentes de agências internacionais relatam que houve explosões na capital Kiev.
O presidente também alertou que aqueles que "tentam interferir devem saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências que nunca conheceram".
"Tenho certeza de que os soldados e oficiais da Rússia cumprirão seu dever com coragem (...) A segurança do país está garantida", disse.
No pronunciamento, Putin também pediu que os ucranianos “larguem as armas e voltem para casa” e que os soldados que desistirem não serão atingidos. O presidente afirmou que se houver derramamento de sangue, será responsabilidade do governo ucraniano.
Nesta quarta-feira (23), o governo russo afirmou que os líderes das regiões separatistas do leste da Ucrânia pediram ao presidente Vladimir Putin "ajuda para combater a agressão" do Exército ucraniano.