Logo R7.com
RecordPlus

Putin desmente Trump e diz que Rússia ainda estuda proposta para Conselho da Paz

Americano tinha confirmado a presença do russo em entrevista na Suíça

Internacional|Do R7, com Reuters e Estadão Conteúdo

  • Google News
Putin disse que convite seria respondido no devido tempo Sputnik/Vyacheslav Prokofyev/Pool via Reuters - 21.01.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (21) que o presidente russo, Vladimir Putin, havia aceitado seu convite para participar da iniciativa do Conselho da Paz de Trump, que visa resolver conflitos globais, uma declaração que Putin rapidamente rebateu, dizendo que o convite estava apenas sendo considerado.

“Ele (Putin) foi convidado. Ele aceitou”, disse Trump aos repórteres no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, depois de se reunir com o chefe da Otan, Mark Rutte.


Logo após os comentários de Trump, Putin disse ao Conselho de Segurança russo que o Ministério das Relações Exteriores ainda estava estudando a proposta e que responderia no devido tempo.

Trump diz que conselho pode substituir a ONU

O Conselho de Paz de Trump prevê que o grupo comece discutindo a situação em Gaza e, posteriormente, amplie sua atuação para outros cenários de instabilidade. A iniciativa, no entanto, tem gerado questionamentos sobre uma possível sobreposição às atribuições da ONU (Organização das Nações Unidas).


Ainda de acordo com Trump, as Nações Unidas nunca ajudaram os EUA a acabar com nenhuma guerra e sua administração conseguiu “reconstruir o setor militar” americano. “Conselho de Paz pode substituir as Nações Unidas”, defendeu o republicano.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.