Logo R7.com
RecordPlus

Putin diz que ataques ucranianos a petroleiros não interrompem suprimentos e promete resposta

Presidente russo criticou elites políticas europeias e sugeriu que aguarda mudanças no cenário político dos EUA

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Vladimir Putin afirma que ataques ucranianos a petroleiros não afetarão suprimentos da Rússia.
  • Prometeu que Moscou responderá aos ataques e condenou danos à infraestrutura civil.
  • Criticou as elites políticas europeias que esperam mudanças políticas nos EUA para ampliar pressão sobre Donald Trump.
  • Destacou que ações contra civis são inaceitáveis e requerem severa condenação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Declarações foram feitas durante a coletiva de imprensa anual de fim de ano Sputnik/Vyacheslav Prokofyev/Pool via Reuters - 19.12.2025

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que ataques de drones ucranianos contra petroleiros russos não serão capazes de interromper o sistema de suprimentos do país e alertou que haverá respostas por parte de Moscou.

As declarações foram feitas durante conferência de imprensa anual em Moscou sobre os resultados de 2025 e as previsões para 2026.


Ao comentar reportagens sobre um ataque de drones a um petroleiro russo no Mar Mediterrâneo, Putin disse que esse tipo de ação tem objetivos limitados.

LEIA MAIS:

“Isso é feito, entre outras coisas, para aumentar os prêmios de seguro. Na verdade, um objetivo utilitário. Isso não levará ao resultado esperado no final, não interromperá nenhum suprimento, mas apenas criará uma ameaça adicional”, afirmou. Ele acrescentou que “respostas do nosso lado certamente virão”.


Putin também condenou ataques ucranianos contra infraestrutura civil, ressaltando os impactos sobre a população.

Segundo ele, “qualquer coisa que danifique infraestrutura civil, não aos combatentes, mas a pessoas que não têm nada a ver com os combates, é claro, merece a mais severa condenação”, reiterando que “sempre haverá uma resposta da nossa parte”.


Em outro momento, o presidente russo criticou a postura do que chamou de “elites políticas europeias” em relação à guerra e ao apoio a Kiev.

Para Putin, esses grupos estariam aguardando mudanças no cenário político dos Estados Unidos para ampliar a pressão sobre o presidente Donald Trump.


Segundo ele, as lideranças europeias “contam com o fato de que, após as eleições de meio de mandato para o Congresso dos EUA no próximo ano, o cenário político mude”, sem explicar detalhes.

Putin acrescentou que algumas dessas figuras da Europa “se comportam de maneira bastante agressiva e, na minha opinião, não muito profissional”, também sem entrar em detalhes.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.