Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Putin diz que líder do grupo Wagner era ‘talentoso’, mas cometeu ‘erros’

Presidente russo considerava Prighozin um traidor por causa de tentativa de motim do grupo paramilitar, em junho passado

Internacional|Do R7, com AFP e EFE

Putin não comentou qual erro o líder grupo Wagner teria cometido
Putin não comentou qual erro o líder grupo Wagner teria cometido

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (24) que Yevgeny Prigozhin, líder do grupo paramilitar Wagner, era um homem “talentoso”, mas ressaltou que ele cometeu “erros”. O governante, no entanto, não disse quais teriam sido esses erros. Prigozhin morreu na quarta-feira (23), quando o avião em que se viajava caiu, na região Tver, ao noroeste de Moscou.

O governo da Rússia também anunciou hoje que vai investigar o incidente. As circunstâncias da queda da aeronave deram origem a especulações de um eventual assassinato. Segundo o Comitê de Inquérito russo, houve uma suposta "violação das regras de segurança do transporte aéreo", mas não apresentou mais informações.

O Ministério de Situações de Emergências da Rússia confirmou apenas que a aeronave, que caiu perto da cidade de Kujenkino, era um jato particular Embraer Legacy. Os sete passageiros — incluindo Dmitri Utkin, apontado como número dois do grupo Wagner — e os três integrantes da tripulação morreram na queda da aeronave.

Putin também transmitiu suas condolências aos familiares dos dez ocupantes, que morreram na queda do avião, ocorrida no centro da Rússia


Traição

Putin considera o fundador do grupo de mercenários um traidor, desde que Prigozhin liderou uma tentativa de motim, no fim de junho, para derrubar o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu.

Vídeos divulgados por vários canais do Telegram que afirmam ter vínculos com o grupo Wagner mostraram os destroços de um avião, em chamas, em um campo. Outras imagens são da queda do jato.

Leia também

Nas redes sociais, várias contas próximas ao grupo paramilitar mencionaram a hipótese de lançamento de um míssil terra-ar para explicar o incidente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.