Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Putin diz que relações com Estados Unidos estão cada vez piores

O presidente russo também lamentou a guerra comercial entre EUA e China e advertiu sobre destruição da arquitetura das relações internacionais

Internacional|Da EFE

Vladimir Putin, da Rússia, alertou sobre piora das relações com EUA
Vladimir Putin, da Rússia, alertou sobre piora das relações com EUA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu nesta quinta-feira (13) que as relações com os Estados Unidos se deterioram e são cada vez "piores", às vésperas de uma possível reunião no final de mês com o presidente americano, Donald Trump, durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Osaka, no Japão.

Putin fez a declaração em entrevista ao canal de televisão Mir, onde destacou que "nos últimos anos o atual governo (americano) tomou várias dezenas de decisões sobre sanções contra a Rússia".

Leia também

O presidente russo também lamentou a guerra comercial entre EUA e China e advertiu que qualquer passo que destrua a arquitetura internacional de relações econômicas prejudicará "todos seus" participantes.

"Por isso, esperamos que, enfim, o bom senso impere. Espero que nós e todos nossos parceiros, incluindo os americanos, possamos chegar a alguma decisão construtiva dentro da próxima cúpula do G20", afirmou Putin.


Ao receber em maio o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, Putin afirmou acreditar que "Trump pretende reconstruir as relações entre EUA e Rússia e retomar os contatos para resolver os temas de interesse mútuo".

Ambos os países discordam, entre outras coisas, na atitude para a solução para a crise na Venezuela, no problema nuclear iraniano e nos tratados de desarmamento nuclear.


Trump afirmou na quarta-feira que deve se reunir com Putin em Osaka, onde também espera se encontrar com o líder chinês, Xi Jinping.

Por outro lado, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que Washington ainda não confirmou oficialmente os planos da Casa Branca de realizar tal encontro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.