Internacional Putin parabeniza Macron por reeleição na França e deseja 'sucesso'

Putin parabeniza Macron por reeleição na França e deseja 'sucesso'

Presidente francês derrotou Marine Le Pen, candidata de extrema direita, e terá um segundo mandato de cinco anos 

AFP
O presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou

Mikhail Tereshchenko/AFP - 20.04.2022

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou o seu colega francês Emmanuel Macron por sua reeleição e desejou "sucesso" em seu novo mandato, apesar das fortes tensões vinculadas à Ucrânia.

"Desejo com sinceridade sucesso em sua ação pública, assim como uma boa saúde", disse Putin em um telegrama enviado a Macron, de acordo com o Kremlin. 

Macron foi reeleito no domingo (24) para um segundo mandato de cinco anos ao derrotar Marine Le Pen, candidata de extrema direita que no passado disse que queria desenvolver as relações com Moscou e cujo partido pediu um empréstimo de 9 milhões de euros (9,7 milhões de dólares) em 2017 a um banco russo. 

Durante a campanha eleitoral, Macron atacou particularmente a sua rival sobre esse ponto, acusando-a de complacência com o Kremlin. 

As relações entre França e Rússia são muito tensas desde que a ofensiva militar do governo de Putin na Ucrânia começou, em 24 de fevereiro. 

Apesar dessa crise, Macron conversou diversas vezes com Putin antes e depois que o conflito começou para buscar, sem sucesso, uma solução. 

Últimas