O presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou
Mikhail Tereshchenko/AFP - 20.04.2022O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou o seu colega francês Emmanuel Macron por sua reeleição e desejou "sucesso" em seu novo mandato, apesar das fortes tensões vinculadas à Ucrânia.
"Desejo com sinceridade sucesso em sua ação pública, assim como uma boa saúde", disse Putin em um telegrama enviado a Macron, de acordo com o Kremlin.
Veja também
-
Internacional
Rússia anuncia cessar-fogo em Mariupol para retirada de civis do complexo metalúrgico de Azovstal
-
Internacional
Secretários de Estado dos EUA anuncia volta dos diplomatas a Kiev e nova ajuda de R$ 3,3 bilhões
-
Internacional
Le Pen promete continuar enfrentando Macron após eleições presidenciais francesas
Macron foi reeleito no domingo (24) para um segundo mandato de cinco anos ao derrotar Marine Le Pen, candidata de extrema direita que no passado disse que queria desenvolver as relações com Moscou e cujo partido pediu um empréstimo de 9 milhões de euros (9,7 milhões de dólares) em 2017 a um banco russo.
Durante a campanha eleitoral, Macron atacou particularmente a sua rival sobre esse ponto, acusando-a de complacência com o Kremlin.
As relações entre França e Rússia são muito tensas desde que a ofensiva militar do governo de Putin na Ucrânia começou, em 24 de fevereiro.
Apesar dessa crise, Macron conversou diversas vezes com Putin antes e depois que o conflito começou para buscar, sem sucesso, uma solução.