Putin responsabiliza EUA por 'caos mortal' no Oriente Médio
O presidente da Rússia não deixou claro se a afirmação era direcionada à guerra em Gaza ou a um contexto político mais amplo
Internacional|Do R7, com informações da AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos, nesta segunda-feira (30), de ser responsável pelo que chamou de "caos mortal" no Oriente Médio.
"Quem está organizando o caos mortal e que se beneficia dele hoje, na minha opinião, já ficou evidente [...] As atuais elites governantes dos Estados Unidos e seus satélites são os principais beneficiários da instabilidade mundial", declarou Putin na televisão.
O presidente da Rússia não foi claro se estava falando sobre a guerra entre Israel e os terroristas do Hamas, que se enfrentam na região desde o ataque do grupo extremista, em 7 de outubro.
O conflito entre palestinos e israelenses se escalou com os ataque do grupo terrorista libanês Hezbollah, que apoia o Hamas. Ao lado destas células está o Irã, rival diplomático declarado dos americanos.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Na última semana, autoridades do governo de Vladimir Putin receberam terroristas do Hamas em Moscou para discutir o conflito com Israel. A postura foi questionada por parte da comunidade internacional.
Ataque no Daguestão
Putin também acusou a Ucrânia e os serviços especiais ocidentais de terem fomentado o ataque deste domingo (29) contra um aeroporto na república russa do Daguestão, invadido por manifestantes que supostamente buscavam passageiros israelenses.
"Os acontecimentos de ontem à noite em Makhachkala foram instigados também pelas redes sociais a partir da Ucrânia, entre outros, por agentes dos serviços especiais ocidentais", disse Putin em declarações transmitidas pela televisão.
Israel divulga novas fotos do Exército dentro de Gaza