Pyongyang cancela famoso show de ginástica após crítica de Kim Jong-un
Líder disse que tradicional espetáculo norte-coreano de ginástica em massa tinha 'espírito criativo errado', segundo agência oficial
Internacional|Da EFE
O famoso espetáculo norte-coreano de ginástica em massa está temporariamente suspenso a partir desta segunda-feira (10), segundo confirmou uma agência de turismo que inclui esta atuação em seus pacotes, dias depois de o líder Kim Jong-un ter criticado a produção.
"A partir de hoje, foram suspensas as atuações de ginástica em massa e nossos contatos em Pyongyang não forneceram nenhuma razão oficial. No entanto, esperamos que as atuações sejam retomadas em breve", disse à Agência Efe em um e-mail um representante da Young Pioneer Tours (YPT), operadora com sede na China.
Na semana passada, a YPT e outras agências já tinham advertido sobre esta possibilidade após serem contactadas por autoridades do regime.
Apesar de não fornecer razões para esta suspensão, o anúncio acontece depois que na segunda-feira Kim Jong-un assistiu à estreia do novo espetáculo de ginástica em massa, intitulado "A terra do povo", e criticou os responsáveis do mesmo, como divulgou a propaganda oficial.
Kim considerou que a produção, realizada no estádio 1 de Maio de Pyongyang (o maior do mundo em capacidade, para 114 mil espectadores), tinha um "espírito criativo errado" e tachou de "irresponsável" o trabalho dos encarregados da produção, segundo a agência estatal de notícias "KCNA".
Acredita-se que a suspensão poderia durar dias ou semanas para corrigir os detalhes que Kim não gostou antes da retomada de suas funções.
A ginástica em massa mistura música, dança e todos os tipos de efeitos especiais para glorificar o regime norte-coreano e suas conquistas.
É uma das principais atrações turísticas durante a temporada estival, quando costuma ser realizada.
"A terra do povo" estreou na semana passada e estava previsto que durasse até outubro deste ano.