Quem é Angelo Bonelli, o deputado italiano que diz ter entregado Zambelli à polícia
Brasileira foi condenada a dez anos de prisão e perda do mandato por ter contratado um hacker para invadir o sistema do CNJ
Internacional|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou nesta terça-feira (29) ter informado à polícia de Roma o paradeiro de Carla Zambelli, parlamentar brasileira condenada pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, a deputada do PL estava escondida em um apartamento na capital italiana. Bonelli publicou nas redes sociais que forneceu o endereço às autoridades e acompanhou a ação da polícia.
Em maio, Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão e perda do mandato por ter contratado um hacker para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No começo de junho, o ministro Alexandre de Moraes determinou sua prisão preventiva. A deputada, no entanto, conseguiu escapar das autoridades e embarcar para os Estados Unidos, de onde partiu, em seguida, para a Itália.
Bonelli é líder da Aliança Verdes e Esquerda, uma coalizão de partidos italianos com foco ambiental e progressista. Em junho, ele já havia enviado ao governo italiano um pedido de extradição de Zambelli e de revogação de sua cidadania.
Leia mais:
No novo pedido de interpelação parlamentar apresentado em julho, Bonelli cobrou um posicionamento dos ministérios das Relações Exteriores, Justiça e Interior da Itália.
Angelo Bonelli tem longa trajetória política na Itália. Ele iniciou sua carreira como vereador em Roma e já atuou como deputado, conselheiro regional e candidato a prefeito. Foi presidente dos Verdes italianos a partir de 2009 e, em 2022, assumiu a liderança da Aliança Verdes e Esquerda. Bonelli também se envolveu em disputas eleitorais para o Senado e mantém atuação constante em temas ligados ao meio ambiente e à transparência pública.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
