Logo R7.com
RecordPlus

Quem é o ex-secretário dos EUA que renunciou ao cargo em Harvard por vínculo com Epstein

Documentos sugerem que o economista tentou contato com o criminoso sexual um dia antes de sua prisão, em 2019

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Larry Summers renunciou ao cargo de professor na Universidade de Harvard devido ao seu envolvimento com Jeffrey Epstein.
  • O ex-secretário do Tesouro dos EUA se aposentará do corpo docente no final do ano letivo, entrando em licença até lá.
  • Documentos revelaram que Summers teve comunicação frequente com Epstein, e teria trocado mensagens um dia antes da prisão deste em 2019.
  • A renúncia foi aceita pela Harvard Kennedy School em meio à revisão de documentos relacionados a Epstein divulgados pelo governo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Larry Summers atuou como presidente em Harvard e conselheiro da OpenAI Divulgação\Wikipédia

Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, renunciou ao cargo de professor na Universidade de Harvard nesta quarta-feira (25), após a repercussão do seu envolvimento com o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

O economista, de 72 anos, anunciou que se aposentará dos cargos acadêmicos e do corpo docente da faculdade no final do ano letivo. Ele está de licença até a data.


LEIA MAIS

Nascido em Connecticut, Summers é sobrinho de dois vencedores do Prêmio Nobel de Economia, Paul Samuelson e Kenneth Arrow. Seu interesse pela área surgiu ainda na adolescência, quando ingressou no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Depois, se especializou em Harvard, onde acabou se tornando um dos professores mais jovens da instituição.

Larry também construiu uma carreira renomada no setor público. Em 1999, assumiu o cargo de secretário do Tesouro durante o segundo mandato de Bill Clinton. Ele também atuou como diretor do Conselho Econômico Nacional no governo de Barack Obama.


Em 2001, tornou-se presidente de Harvard e, mais tarde, seguiu apenas como professor da faculdade. Recentemente, ele entrou para o conselho da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, mas deixou a função após o vínculo com Epstein se tornar público.

Amizade com Epstein

A relação do professor com o empresário repercutiu durante a divulgação dos documentos do Departamento de Justiça dos EUA, que mostram que os dois trocavam conselhos e falavam sobre economia por e-mails. Summer também teria participado de eventos com o criminoso sexual.


Embora tenha dito que rompeu contato com o magnata após acusações de tráfico sexual, os arquivos sugerem que Summer teria enviado mensagens para Epstein um dia antes de sua prisão, em 2019.

“Em conexão com a revisão em andamento pela Universidade de documentos relacionados a Jeffrey Epstein que foram ⁠recentemente divulgados pelo governo, o reitor da Harvard Kennedy School, Jeremy Weinstein, aceitou a renúncia do professor Lawrence H. Summers de seu cargo de liderança como codiretor do Mossavar-Rahmani ‌Center for Business and Government”, diz um comunicado de Harvard.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.