Logo R7.com
RecordPlus

Quem é o médico brasileiro ameaçado por ‘mandar um salve’ ao assassino de Charlie Kirk

Ricardo Barbosa pode ter a carreira interrompida após publicar um post em que elogia o autor do disparo que matou o ativista

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ricardo Barbosa, neurocirurgião brasileiro, enfrenta ameaças e pode perder sua carreira após elogiar o assassino de Charlie Kirk em uma rede social.
  • O post viralizou e resultou em ações do governo dos EUA, incluindo a proibição de visto para Barbosa.
  • Faculdades e hospitais onde Barbosa trabalhou, como a Unimed e a Recife Day Clinic, tomaram ações disciplinares contra ele, incluindo banimento.
  • Barbosa se desculpou publicamente, afirmando que sua declaração foi infeliz e distorcida, ressaltando seu respeito pela vida e pela ética profissional.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após repercussão do caso, Ricardo Barbosa (esq.) foi à imprensa pedir desculpas para a família de Charlie Kirk Reprodução/Redes sociais e Reprodução/Campanha Donald Trump

Um médico brasileiro está sofrendo ameaças e pode ter sua carreira profissional interrompida após publicar um post em uma rede social em que elogiava o assassino do ativista conservador Charlie Kirk. Na publicação, Ricardo Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna servical”. A mensagem viralizou e chegou a autoridades políticas dos Estados Unidos.

No sábado (13), o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, citou o post para anunciar a proibição de visto ao brasileiro. Barbosa, no entanto, diz que seu visto já estava vencido desde 2022.


Ricardo Barbosa é neurocirurgião formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seu currículo público, afirma ter pós-graduação em patologia experimental pela mesma universidade.

Sua carreira profissional de mais de dez anos teria sido desenvolvida em hospitais públicos e privados do Recife. Sua residência em neurocirurgia, por exemplo, foi no Hospital da Restauração, o maior hospital público da capital pernambucana.


Leia mais

Além do Restauração, Barbosa também atua no Hospital Unimed III, no centro de Recife. Em nota, a Unimed disse que o caso seria analisado “com máxima brevidade” em reunião do Conselho Administrativo e pode retirar o profissional do quadro de médicos da sua rede.

Barbosa foi um dos especialistas da Recife Day Clinic, também na rede privada. Após a repercussão do caso, a rede publicou nota em que anunciou o banimento definitivo do profissional de sua rede.


“As opiniões expressas recentemente por um médico que atendia em nossa instituição são estritamente pessoais e não refletem, em nenhuma circunstância, os valores e princípios desta instituição”, diz a nota.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou ter aberto uma sindicância para investigar o médico.


No domingo (14), em uma mensagem à imprensa, Barbosa pediu desculpas à família de Kirk.

“Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo. Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética”, escreveu.

Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto com um tiro no pescoço, enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley, na última quarta-feira (10). Ele deixa a mulher e dois filhos.

Dias depois, um homem identificado como Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso suspeito de ser o autor do assassinato.

Perguntas e Respostas

 

Quem é o médico brasileiro envolvido na polêmica?

 

O médico brasileiro em questão é Ricardo Barbosa, um neurocirurgião formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

O que aconteceu com Ricardo Barbosa?

 

Ricardo Barbosa publicou um post em uma rede social elogiando o assassino do ativista conservador Charles Kirk, o que gerou ameaças e pode interromper sua carreira profissional.

 

Qual foi a reação das autoridades aos comentários de Barbosa?

 

O vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, usou o post de Barbosa para anunciar a proibição de visto ao médico brasileiro.

 

Qual é a formação e experiência profissional de Ricardo Barbosa?

 

Barbosa tem mais de dez anos de experiência em hospitais públicos e privados do Recife, incluindo o Hospital da Restauração e o Hospital Unimed III. Ele também possui pós-graduação em patologia experimental pela UFPE.

 

Como as instituições de saúde reagiram ao caso?

 

A Unimed anunciou que analisaria o caso em reunião do Conselho Administrativo e, posteriormente, decidiu pelo banimento definitivo de Barbosa de sua rede. A Recife Day Clinic também o excluiu após a repercussão do caso.

 

O que disse o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco sobre o caso?

 

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que abriu uma sindicância para investigar as ações de Ricardo Barbosa.

 

Ricardo Barbosa se desculpou após a repercussão do caso?

 

Sim, Barbosa pediu desculpas à família de Charlie Kirk, afirmando que sua postagem foi uma "colocação infeliz" e que foi distorcida por montagens e sobreposições de imagens.

 

Quem era Charlie Kirk e o que aconteceu com ele?

 

Charlie Kirk, de 31 anos, foi assassinado com um tiro no pescoço enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley. Ele deixou uma esposa e dois filhos. Um homem identificado como Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso como suspeito do assassinato.

 

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.