Quem é o primo de William e Harry que rejeitou os títulos da realeza ao completar 18 anos
Neto caçula da rainha Elizabeth 2º é um dos últimos na linha de sucessão ao trono britânico
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ao atingir a maioridade, James Alexander Philip Theo, neto mais novo da rainha Elizabeth 2ª e sobrinho do rei Charles 3º, tomou uma decisão que repercutiu na imprensa britânica: rejeitou os títulos de príncipe e sua alteza real.
O jovem completou 18 anos em 17 de dezembro de 2025 e decidiu seguir a vida como um cidadão comum, segundo informações do jornal Daily Mail.
LEIA MAIS
Filho de Edward e Sophie, duque e duquesa de Edimburgo, James nasceu em 2007 e ocupa uma das últimas posições na linha de sucessão ao trono britânico, assim como sua irmã mais velha, Louise Windsor, que também recusou os tratamentos de sua alteza real.
A notícia de que ele talvez não adotasse os títulos já havia sido antecipada pelos pais. Em outra ocasião, Sophie afirmou que os filhos foram preparados para levar uma vida comum e a decisão sobre o uso das honrarias ficaria a critério deles ao atingirem a maioridade.
“Decidimos não usar os títulos de alteza real. Eles os possuem e podem decidir usá-los a partir dos 18 anos, mas acho altamente improvável”, revelou a duquesa em entrevista ao The Times.
Embora não exerça funções oficiais, James acompanhou os pais em eventos importantes da família real nos últimos anos. O jovem esteve presente no funeral da rainha e na cerimônia de coroação de Charles 3º. Em 2023, passou a ser identificado como conde de Wessex após o pai receber o título de duque de Edimburgo. Mesmo assim, não adotou o tratamento real.
Ele vive com a família em Bagshot Park, próximo ao Castelo de Windsor, e estudou em escolas da região, que o tratavam como um aluno normal, apesar do esquema de segurança reforçado. Segundo o Daily Mail, James é conhecido principalmente pelo interesse em pesca, culinária e atividades ao ar livre.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












