Logo R7.com
RecordPlus

Quem era o famoso surfista encontrado morto após possível assalto?

Kurt Van Dyke nasceu nos EUA, mas vivia na Costa Rica desde a década de 1980

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Kurt Van Dyke, surfista americano de 66 anos, foi encontrado morto em seu apartamento na Costa Rica.
  • Ele pode ter sido vítima de um assalto, sendo asfixiado e com ferimentos de faca.
  • A mulher que estava com ele sofreu ferimentos leves e está fora de risco.
  • A morte de Van Dyke causou comoção na comunidade local e está sendo investigada pelas autoridades.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Kurt Van Dyke era praticante do surfe desde a infância Reprodução/Facebook/Kurt Van Dyke

O surfista americano Kurt Van Dyke, de 66 anos, foi encontrado morto no apartamento onde morava, em Cahuita, na Costa Rica, no sábado. De acordo com as informações iniciais, ele teria sido vítima de um assalto.

Segundo a Agência de Investigação Judicial (OIJ) da Costa Rica, o caso foi comunicado às autoridades por telefone, por meio de uma ligação que informava sobre um homem encontrado morto em um quarto.


LEIA MAIS

As autoridades foram até o local, onde confirmaram a morte. Segundo o porta-voz do OIJ, Carlos Valverde, Van Dyke estava no apartamento com uma mulher quando ambos teriam sido abordados por dois homens armados.

Relatos preliminares apontam que os suspeitos os ameaçaram com uma arma de fogo e os mantiveram reféns por vários minutos enquanto roubavam objetos de valor.


As autoridades indicam ainda que Van Dyke morreu no local. “Ele foi asfixiado e apresentava vários ferimentos de faca”, disse Valverde. A mulher que estava com ele sofreu ferimentos leves e está fora de risco. A polícia local segue com a investigação do caso.

Quem era Kurt Van Dyke?

Kurt Van Dyke era natural de Santa Cruz, na Califórnia, nos Estados Unidos. O americano vinha de uma família profundamente ligada ao surfe: seu pai, Gene Van Dyke, foi um dos pioneiros do esporte no norte do estado, enquanto sua mãe, Betty, também praticava surfe, contribuindo para romper a ideia de que a modalidade era exclusiva dos homens.


Van Dyke ganhou a sua primeira prancha de surfe aos 7 anos, passando a destacar na comunidade de surfistas de Santa Cruz.

Atraído para a região pelas ondas tubulares ao estilo havaiano, Dyke se mudou para a Costa Rica na década de 1980, onde também era proprietário do Hotel Puerto Viejo em Puerto Viejo de Talamanca.


Conhecido entre os surfistas como “Rei”, ele se tornou uma figura respeitada na comunidade local do surfe costarriquenho, de acordo com o San Francisco Chronicle.

“Meu irmão era uma pessoa muito benevolente e generosa, que ajudava praticamente qualquer um”, disse seu irmão, Peter Van Dyke, ao Chronicle.

“Kurt jamais machucaria alguém e estava sempre presente quando você precisava dele.”

A morte do surfista causou comoção na Costa Rica. “Estou profundamente triste”, afirmou Roger Sams, presidente da Câmara de Turismo e Comércio do Caribe Sul do país em entrevista ao jornal La Nación.

“Tivemos um longo período de calma e tranquilidade. Isso nos choca e entristece, porque o Caribe tem sido um lugar muito pacífico”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.