Logo R7.com
RecordPlus

Reforços militares são enviados a Áden para combater os houthis

Soldados irão auxiliar as forças da Arábia Saudita nos conflitos regionais

Internacional|Do R7

  • Google News

Milicianos tribais e outras forças militares leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, avançam nesta terça-feira desde vários pontos do país para a cidade meridional de Áden para ajudar a defender a cidade dos milicianos houthis.

Segundo informaram à Agência Efe fontes tribais, os reforços estão chegando desde as províncias de Abien e Shebua, ao leste de Áden; e desde Lahesh e Taiz, ao norte. Este avanço ocorre em coordenação com a coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, que começou sua ofensiva de bombardeios aéreos em 26 de março, mas que ainda não conseguiu deter o grupo xiita dos houthis.


OMS: pelo menos 549 pessoas morreram no Iêmen desde 19 de março

Em Áden, continuam hoje os combates entre os grupos. Ontem, os milicianos houthis tomaram o controle do porto da cidade, o principal do Iêmen. De fato, os combatentes xiitas estão cercados no bairro de Al Muala, onde se encontra o porto.


Habitantes dos arredores de Áden disseram à Agência Efe que a aviação da coalizão atacou vários pontes nas rotas que conduzem a esta urbe desde Taiz, e que são usadas pelos houthis para transferir soldados. A escalada da violência no Iêmen, especialmente em Áden, supôs uma deterioração da já delicada situação humanitária, devido às dificuldades para enviar ajuda.

Premiê do Paquistão defende inclusão do irã em debate sobre Iêmen

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 540 pessoas morreram e cerca de 1,7 mil ficaram feridas desde 19 de março, quando os houthis bombardearam o palácio presidencial de Áden, a residência de Hadi.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.