Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Refugiados ucranianos no resto da Europa já passam de 7 milhões

Pelo menos 11,9 milhões de pessoas saíram da Ucrânia, enquanto outros 5,3 milhões decidiram retornar ao país nestes seis meses

Internacional|

Mais de 11 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia para fugir da guerra no país
Mais de 11 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia para fugir da guerra no país Mais de 11 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia para fugir da guerra no país

Os ucranianos refugiados em outros países europeus como resultado da invasão russa, que começou há seis meses, ultrapassaram nesta quarta-feira (31) a marca de 7 milhões, de acordo com estatísticas atualizadas diariamente pela Acnur (Agência das Nações Unidas para os Refugiados).

Destes, 2,4 milhões estão na Rússia e 1,3 milhão na Polônia, enquanto há outras populações de refugiados significativas em países vizinhos da Ucrânia, como Moldávia (90.500), Eslováquia (90.600) e Romênia (86 mil).

No resto da Europa, os países que acolhem o maior número de refugiados ucranianos são Alemanha (670 mil), República Tcheca (423 mil), Itália (151 mil) e Espanha (139 mil).

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, a Acnur contou 11,9 milhões de saídas da Ucrânia, mas também 5,3 milhões de viagens de retorno de cidadãos ucranianos ao país.

Publicidade

O êxodo ucraniano ultrapassa outros êxodos atuais, como os 6,8 milhões de pessoas que deixaram a Venezuela desde 2014 devido à crise política e econômica e os 6,7 milhões de sírios que fugiram da guerra civil após mais de uma década de violência.

A esses 7 milhões de refugiados devem se juntar outros 6,9 milhões de deslocados dentro da Ucrânia também devido ao conflito, de acordo com estatísticas da OIM (Organização Internacional para as Migrações).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.