Logo R7.com
RecordPlus

Região da Itália oferece 700 euros mensais para novos moradores

Molise, no sul do país, tem menos de 2 mil habitantes. Para lutar contra despovoamento, oferta também vale para interessados em abrir negócios

Internacional|Da EFE

  • Google News
Região no sul da
Itália luta contra despovoamento
Região no sul da Itália luta contra despovoamento

A região de Molise, no sul da Itália, oferece 700 euros mensais para quem desejar se mudar para alguma das cidades da região, atualmente com menos de 2 mil habitantes, assim como também administrar um negócio por pelo menos cinco anos, com o objetivo de combater os problemas de despovoamento.

A proposta das autoridades locais será publicada na próxima segunda-feira (16) no boletim oficial regional e já foi autorizada pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico, segundo informações da mídia local.


Leia também

O responsável foi o conselheiro Antonio Tedeschi, integrante do Conselho Regional, presidido pelo conservador Donato Toma, da Força Itália, e que pretende repovoar as 100 aldeias que estão sendo esvaziadas, revitalizar a economia e criar empregos.

Quem for morar em algum desses locais por durante pelo menos cinco anos e desenvolver uma atividade econômica benéfica receberá uma "bolsa-moradia" mensal de 700 euros.


A medida foi batizada com o nome de "renda de residência ativa", e o valor total alocado e autorizado pelo governo italiano chega a 1 milhão de euros.

Nas redes sociais, Tedeschi afirmou que a iniciativa nasceu para deter o despovoamento, chamado por ele de "triste fenômeno". Apesar de reconhecer que as condições não são uma solução definitiva, o conselheiro acredita que representa um primeiro passo para a revitalização da região.

Os interessados podem enviar suas solicitações ao Conselho Regional por 60 dias após a publicação do anúncio no boletim oficial.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.