Logo R7.com
RecordPlus

Rei da Holanda pede para jovens não serem obcecados por sucesso

Discurso de Natal também alertou para o uso excessivo de redes sociais e problemas psicológicos como ansiedade, depressão e stress

Internacional|Da EFE

  • Google News
Rei da Holanda fez tradicional discurso de Natal
Rei da Holanda fez tradicional discurso de Natal

O rei Guilherme Alexandre da Holanda pediu nesta quarta-feira (25), durante o tradicional discurso de Natal, para que os jovens do país, se deem um pouco de espaço e não transformem a procura pelo sucesso em uma obsessão, em uma crítica também ao uso excessivo de redes sociais.

"Queremos fazer o melhor da vida como pessoas livres e castigamos a nós próprios se isso não acontecer. Nós nos comparamos com os outros, colocamos o sarrafo alto e gostamos de apresentar uma versão perfeita de nós mesmos para o mundo exterior. Como se a incerteza e o fracasso fossem tabu. Mas ninguém é perfeito, felizmente", declarou o monarca.


Saiba mais: Príncipe Harry e Meghan divulgam cartão de Natal com bebê Archie

O rei, pai de três adolescentes, as princesas Catarina Amália, Alexia e Ariana, pediu aos jovens em particular para não se preocuparem muito, para se darem um pouco de tempo. "Quedas e reveses também fazem parte da vida, assim como a tristeza, as dúvidas e os sentimentos de incerteza. A felicidade não pode ser forçada", considera.


Guilherme Alexandre adotou um tom filosófico e dirigiu a sua mensagem especialmente aos jovens que lidam com problemas psicológicos como ansiedade, depressão e stress, e que preenchem as listas de espera dos hospitais psiquiátricos do país.

No discurso, proferido de pé do salão do palácio residencial Huis ten Bosch, onde vive com as suas três filhas e a Rainha Máxima desde o início deste ano, também teve referências às comemorações do 75º aniversário da libertação da Holanda da repressão nazista.


Leia mais: 'Não importa que seja Natal', dizem ativistas de Hong Kong

Em 1945, tropas canadenses, britânicas, polonesas e americanas ajudaram os holandeses a expulsar os alemães. A libertação do país está sendo comemorada com vários eventos em 2019 e 2020 em toda o território nacional.


"Os jovens também estão felizes por viverem em um país livre. Mas a liberdade nunca é livre. Exige sempre algo de nós: confiança mútua, raciocínio, vontade de dar espaço um ao outro. Todos aqueles que se aprofundam na liberdade compreendem por que a tolerância é tão importante", destacou.

Leia também: Bombeiros australianos passam o Natal combatendo chamas

Nesta terça-feira, a família real holandesa celebrou o Natal nas redes sociais usando uma fotografia que tiraram juntos na Feira de Sevilha deste ano, vestidos com trajes de sevilhanas. Ao lado da imagem, escreveram mensagens nos idiomas oficiais da Holanda, mas também em inglês e espanhol.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.