Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido analisa relatos de ataque químico em Mariupol

Autoridades ucranianas afirmam que parte da população da cidade sitiada apresenta problemas respiratórios

Internacional|

Manifestantes protestam contra mortes em massa de cidadãos de Mariupol
Manifestantes protestam contra mortes em massa de cidadãos de Mariupol Manifestantes protestam contra mortes em massa de cidadãos de Mariupol

A ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, disse nesta segunda-feira (11) que os britânicos estão tentando verificar as informações de que a Rússia teria usado armamento químico na cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia.

"Qualquer uso desse armamento é uma cruel escalada neste conflito, e Putin e seu regime deverão prestar contas", acrescentou Truss.

A deputada ucraniana Ivanna Klympush disse que a Rússia usou uma "substância desconhecida" em Mariupol e que a população apresentava problemas respiratórios. "O mais provável, armas químicas", tuitou.

O Batalhão Azov, uma força paramilitar ucraniana, assinalou no Telegram que um drone russo havia despejado uma "substância venenosa" nas tropas e civis ucranianos em Mariupol. O grupo afirmou que as pessoas apresentavam problemas respiratórios e neurológicos.

Publicidade

A AFP não foi capaz de verificar independentemente essas denúncias.

Um alto responsável dos separatistas pró-Rússia da região de Donetsk, Eduard Basurin, falou sobre a possibilidade de usar armamento químico contra a cidade portuária que tem resistido a bombardeios durante semanas.

Publicidade

Basurin assegurou que suas forças poderiam "empregar tropas químicas que encontrarão uma forma de fazer as toupeiras fugir de suas tocas", disse em declarações à agência russa RIA Novosti.

A Rússia negou ter cometido qualquer crime de guerra durante sua ofensiva contra a Ucrânia.

Publicidade

Serviços de inteligência ocidentais e analistas apontaram para a possibilidade de Moscou recorrer a armas não convencionais diante do pequeno avanço de sua ofensiva e da impaciência do presidente Vladimir Putin ante a resistência ucraniana.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/reino-unido-analisa-relatos-de-ataque-quimico-em-mariupol-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.