Reino Unido convoca embaixador do Irã pela captura de navio britânico
Reunião do comitê de emergência 'Cobra', integrado pelos principais ministros britânicos para abordar a crise em Ormuz acontecerá neste sábado (20)
Internacional|Da EFE
O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido convocou neste sábado (20) o embaixador do Irã em Londres, Mohsen Omidzamani, após a captura do petroleiro Stena Impero no estreito de Ormuz, confirmou uma porta-voz da Chancelaria britânica à agência EFE.
O governo pediu às embarcações do Reino Unido que permaneçam fora de Ormuz por um "período provisório", depois que o petroleiro de bandeira britânica foi retido ontem pelo Irã.
A porta-voz não deu detalhes sobre a convocação do diplomata iraniano, que, segundo os veículos de imprensa, foi feita por um secretário de Estado britânico.
Está previsto que o governo convoque para esta tarde uma reunião do denominado comitê de emergência "Cobra", integrado pelos principais ministros, para abordar a crise em Ormuz.
Leia também
Reino Unido diz que captura de dois navios pelo Irã é inaceitável
Irã ameaça navio britânico em resposta a apreensão de petroleiro
Irã exige que Reino Unido deixe de ser 'cúmplice' das sanções dos EUA
Londres busca informações sobre petroleiro detido no Irã
Acompanhe o noticiário internacional do portal R7
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, manifestou sua "preocupação" com este incidente e ressaltou que isto evidencia que Teerã escolheu um "caminho perigoso" com o seu comportamento "ilegal e desestabilizador".
Irã detém petroleiro britânico
O petroleiro Stena Impero, com bandeira britânica, perdeu contato com seu operador ontem à tarde, depois de receber o aviso de que várias embarcações não identificadas e um helicóptero se aproximavam da embarcação.
As autoridades do Irã relacionaram esta detenção com a do petroleiro iraniano Grace I, retido há mais de uma semana em Gibraltar com a suspeita que que transportava petróleo à Síria, violando sanções impostas pela União Europeia (UE).
O operador do Stena Impero informou que o petroleiro cumpria "plenamente" com todas as regulações sobre a navegação internacional quando foi interceptado no estreito de Ormuz.
Segundo a Stena Bulk, empresa proprietária do navio, não há feridos entre os 23 membros da tripulação, de diversas nacionais, mas nenhum britânico.
O Stena Impero, de 30 mil toneladas, tinha zarpado dos Emirados Árabes Unidos e se dirigia a um porto da Arábia Saudita.