Reino Unido pode enfrentar apagões de três horas por dia durante o inverno
Operadora de energia do país alertou sobre turbulência 'sem precedentes' na geração de luz, criada pela guerra na Ucrânia
Internacional|Do R7
A operadora de rede elétrica do Reino Unido advertiu nesta quinta-feira (6) que os habitantes do país podem enfrentar "apagões" de cerca de três horas por dia no inverno, se o fornecimento de energia for reduzido de forma extrema.
Em um relatório, o ESO (Operador Nacional do Sistema de Rede, na sigla em inglês) disse que esse é um cenário "improvável", mas avisou que as interrupções de fornecimento, caso a atual crise energética se agrave, são uma possibilidade.
A ESO informou que as hipotéticas interrupções ocorreriam durante as horas de pico de consumo, de manhã ou no início da tarde, e que os consumidores seriam alertados sobre elas com antecedência.
O Reino Unido depende muito de gás para produzir eletricidade. As usinas elétricas a gás geram mais de 40% da energia do país, que também importa uma parte da Europa continental.
A ESO declarou que a guerra na Ucrânia criou "turbulência e volatilidade sem precedentes" nos mercados de energia, e muitos países europeus tiveram que buscar suprimentos alternativos.
Embora o Reino Unido seja muito menos dependente do gás russo do que a Europa continental, os britânicos ainda podem ser afetados pelos efeitos da escassez de abastecimento no continente.