Foram registrados mais de 42 mil novos casos de covid nas últimas 24h no Reino Unido
EFE/EPA/FACUNDO ARRIZABALAGAO Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (14) 42.302 novos casos de covid-19, o maior número desde 15 de janeiro, e 45 mortes, totalizando 128.530 óbitos decorrentes da doença desde março de 2020.
Segundo os dados oficiais mais recentes, foram contabilizadas mais 538 internações, 53,2% a mais do que uma semana atrás, o que reflete o impacto da variante delta do novo coronavírus, que é mais contagiosa e tem dominado os contágios no país.
Apesar do aumento dos casos, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson continua com o plano de concluir na próxima segunda-feira o relaxamento do confinamento imposto em janeiro na Inglaterra, por considerar que o sucesso da campanha de vacinação compensa o avanço do vírus.
No dia 19 de julho, as boates serão reabertas e o limite de capacidade em teatros e cinemas será eliminado, assim como o de pessoas reunidas em espaços abertos e fechados.
Entretanto, Johnson recomendou "cautela" e pediu para que a população continue usando máscara em espaços fechados. O premiê também recomendou que empresas e boates limitem a entrada às pessoas que apresentarem o certificado de vacinação.
Leia mais: França comemora feriado nacional com desfile militar
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, indicou que, diferentemente da linha do governo, manterá a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos da capital.
Escócia, Irlanda e País de Gales têm suas próprias competências sanitárias e avançam em seu próprio ritmo no relaxamento das restrições.