Reino Unido volta a impor trabalho remoto para conter Ômicron
Britânicos voltarão a usar máscaras em lugares fechados e precisarão apresentar passaporte vacinal em eventos
Internacional|Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta quarta-feira (8) um endurecimento das restrições para conter a propagação da variante Ômicron do coronavírus, incluindo o retorno ao trabalho remoto a partir de segunda-feira (13).
"Cada vez está mais claro que a Ômicron se propaga muito mais rápido do que a variante anterior, a Delta", com 568 casos identificados até agora no Reino Unido e uma cifra real "certamente muito maior", disse Johnson durante coletiva de imprensa.
A partir desta sexta-feira (10), será necessário usar mascará na maior parte dos ambientes públicos fechados. Também será exigido a apresentação do comprovante de ciclo completo da vacinação contra a Covid-19 em espaços coletivos com grande concentração de pessoas, de acordo com informações publicadas pelo jornal britânico The Guardian.
O passaporte sanitário será exigido em locais fechados com mais de 500 pessoas, enquanto promotores de eventos ao ar livre deverão checar os comprovantes quando o público for superior a 4.000 indivíduos, informa o site português Sic.
Jonhson ressaltou a importância das doses de reforço para manter a população protegida e frear o aumento do número de casos no país. Segundo dados do governo, 69,5% dos habitantes do Reino Unido possuem ciclo vacinal completo, sendo que 31,8% já receberam a terceira dose.
O primeiro-ministro destacou ainda que os jovens representam o maior número de infecções no atual momento da pandemia. A preocupação agora é que a doença volte a afetar os idosos, o que aumentaria o número de internações em pouco tempo.