Repórter preso em Mianmar lança livro infantil sobre jornalismo
O livro infantil escrito por Wa Lone enquanto ele está preso busca apresentar para as crianças a importância do jornalismo na sociedade
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
Jay Jay é uma criança curiosa que vive em uma aldeia asiática. Em certo momento, ele descobre que os peixes da aldeia estão morrendo envenenados e decide investigar. O garoto é um personagem criado por Wa Lone, um dos dois repórteres da agência Reuters que enfrentam acusações judiciais em Mianmar e estão presos há exatamente um ano.
Seu companheiro de prisão é o também jornalista Kyaw Soe Oo. Os dois foram homenageados pela revista Time na edição em que escolheu jornalistas que lutaram contra a repressão em todo mundo como Pessoa do Ano.
Leia também
O livro infantil escrito por Wa busca apresentar para as crianças a importância do jornalismo na sociedade.
Na história, Jay Jay descobre que o motivo da morte dos peixes é a poluição causada pelas fábricas que se instalaram na região.
Logo, o garoto publica suas descoberta, a empresa deixa de poluir e ele consegue salvar a aldeia.
A obra literária foca no jornalismo e ao mesmo tempo, na preservação do meio ambiente.
Escrito na prisão
Wa já foi condenado a sete anos de prisão e escreveu a história a pedido de uma editora, no período em que está na cadeia.
O texto e as ilustrações foram levados pela sua esposa, Ma Pan Ei, que encaminhou o material para publicação.
Até o momento, o livro já vendeu mais de trezentas cópias e está sendo procurado inclusive por jornalistas locais.
A editora do projeto que solicitou a obra, explicou ao jornal The Myanmar Times que a ideia é que os pais passem a incentivar a curiosidade dos filhos.
Na prisão, além de escrever, o jornalista dedica tempo a ler — segundo amigos já finalizou as séries de Harry Potter e Crônicas de Gelo e Fogo — e cuidar do seu pequeno jardim.