Logo R7.com
RecordPlus

Repressão policial faz Venezuela liderar ranking de violência na AL

Informação é de ONG que realiza pesquisa anual com o suporte de oito universidades, independentes do governo 

Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7, com agências

  • Google News
Aumento da repressão policial contribuiu com violência
Aumento da repressão policial contribuiu com violência

A Venezuela registrou em 2018 a taxa mais alta de homicídios da América Latina, superando países notórios por atingir marcas elevadas de mortes violentas como El Salvador e Honduras.

A taxa na Venezuela chegou a 81,4 homicídios a cada 100.000 habitantes, totalizando 23.047 mortes violentas neste ano que termina, segundo dados da ONG OVV (Observatório Venezuelano de Violência), que realiza pesquisa anual com o suporte de oito universidades, independentes do governo.


A entidade considera que o país vive a sua pior epidemia de violência e quase 90% dos Estados apontam índices superiores ao limite de 10 homicídios por 100 mil habitantes, estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para não considerar a violência epidêmica.

Para o Observatório Venezuelano de Violência, foi o aumento da repressão policial, e não o crescimento da criminalidade, o fator que levou a Venezuela a estes índices.


A postura das forças policiais levou o país a atingir o índice mais alto da América Latina, mesmo com uma queda na taxa, que em 2017 era de 89 a cada 100 mil. 

A repressão policial tem sido criticada por organizações humanitárias, e acontece em meio às tentativas do governo do presidente Nicolás Maduro de diminuir as estatísticas de criminalidade e os protestos da oposição, em meio aguda crise econômica.


As estatísticas incluem homicídios reconhecidos pelas autoridades, mortes de suspeitos de delinquência em enfrentamento com as forças policiais e as chamadas mortes em averiguação. Os números gerais mostram que, do total de 23.047 mortes, 10.422 são os homicídios que supostamente foram cometidos por delinquentes.

Segundo laudos policiais, 7.523 mortes foram causadas após resistência a ação de agentes de segurança. E as chamadas mortes por averiguação somam 5.102 casos.

Segundo a OVV, os Estados mais violentos da Venezuela são os de Arágua, com 168 homicídios a cada 100 mil habitantes, e Miranda, com 124,4 por 100 mil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.