Logo R7.com
RecordPlus

Resposta de Taiwan à ligação de Trump e Xi Jinping revela complexo jogo político, diz professor

O presidente da ilha afirmou que relações entre Taiwan e EUA continuam ‘sólidas como rocha’

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A conversa entre Trump e Jinping levanta questões sobre a segurança da relação EUA-Taiwan.
  • Presidente de Taiwan afirma que laços com os EUA são "sólidos como uma rocha".
  • Vice-ministro de Taiwan minimiza preocupações sobre a ligação entre os líderes.
  • Analista aponta que a situação reflete um jogo complexo na geopolítica atual.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Taiwan é um país? Depende do ponto de vista. Washington afirma que a resposta é sim, mas Pequim assegura que o território faz parte da China. O apoio norte-americano pode estar em risco após a conversa construtiva que Donald Trump e Xi Jinping tiveram nesta quarta (4), em que o líder chinês pediu ao americano que administrasse com cautela a venda de armas a Taipei, capital de Taiwan.

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, garantiu nesta quinta (5) que as relações com os EUA continuam “sólidas como uma rocha” e que os programas de cooperação devem continuar. Já o vice-ministro Chen Ming-chi tranquilizou ainda mais a situação, ao declarar que a ilha não está preocupada com o telefonema que ocorreu entre os dois políticos. Na análise do professor de relações internacionais da Universidade de Franca, Kleber Galerani, a fala de Ming é um indício de que um jogo de múltiplos tabuleiros está sendo disputado neste instante.


“Há um jogo de dissuasão estratégica, de demonstrar a confiança dos aliados. Essa é uma fala para a narrativa doméstica e demonstra que há uma estabilidade de relações”. Em outras palavras, é como dizer que apesar do estreitamento entre China e EUA, nada muda e a venda de mísseis e drones norte-americanos para a ilha deve continuar assim como nos últimos meses.

“Tivemos um pacote recorde de venda de armas ao governo de Taipei. Foram mais de 11 bilhões de dólares [...] Isso gerou um repúdio muito forte por parte de Pequim”, ele recorda os exercícios militares realizados pelo exército chinês para pressionar a ilha.


Ele expande a própria análise sobre o jogo invisível: “Nesse tabuleiro da geopolítica contemporânea, esta declaração de que há estabilidade nas relações pode ser tanto um pilar de segurança quanto uma demonstração indireta de uma fonte de tensão latente”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.