Logo R7.com
RecordPlus

Retomada de diálogo militar de alto nível entre Rússia e EUA garante estabilidade, diz especialista

Segundo analista internacional, conversas entre generais e almirantes dos dois países permitem diálogo longe de ‘bravatas políticas’

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estados Unidos e Rússia restabelecem diálogo militar de alto nível após quase quatro anos.
  • Comunicados afirmam que a comunicação é vital para a estabilidade e a paz entre os países.
  • Igor Lucena ressalta que a retomada do diálogo minimiza a possibilidade de ataques entre superpotências.
  • Início de um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia pode ser mediado pelos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Militares dos Estados Unidos disseram que Washington e Moscou concordaram em restabelecer o diálogo militar de alto nível. Os norte-americanos interromperam as comunicações com a Rússia pouco antes do começo da guerra, há quase quatro anos.

Segundo um comunicado dos militares norte-americanos, manter o diálogo entre as forças armadas é um fator importante para a estabilidade e a paz, e proporciona um meio para maior transparência e “desescalada”. Mesmo após a suspensão das negociações militares de alto nível entre Estados Unidos e Rússia, os dois países mantiveram uma linha telefônica de emergência para evitar conflitos.


Vladimir Putin e Donald Trump sentados lado a lado em poltronas brancas durante reunião, com bandeiras da Rússia e dos Estados Unidos ao fundo
Segundo militares dos EUA, manter diálogo entre forças armadas é um fator importante para a estabilidade Reprodução/Record News

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (6), Igor Lucena, economista e doutor em relações internacionais, afirma que a retomada de diálogo é positiva para garantir uma maior capacidade de debate e articulação fora das bravatas, mas que garante a segurança dos dois países e também da Ucrânia.

“Isso garante que qualquer ataque que poderia acontecer entre superpotências seja minimizado. Eles entendem até que ponto as suas contrapartes vão agir em situações emergenciais e eles se tornam grandes conselheiros de defesa e de informações para os líderes políticos tomarem decisões militares assertivas”, explica.


Para Lucena, a volta desse diálogo significa um passo a mais para haver o início de um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, mediado pelos Estados Unidos.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.