Internacional Rishi Sunak promete 'estabilidade e unidade' ao Reino Unido

Rishi Sunak promete 'estabilidade e unidade' ao Reino Unido

Candidato venceu eleição do Partido Conservador para exercer o cargo de primeiro-ministro no lugar de Liz Truss

AFP
Rishi Sunak venceu eleição do Partido Conservador e será o novo primeiro-ministro

Rishi Sunak venceu eleição do Partido Conservador e será o novo primeiro-ministro

Justin Tallis/AFP – 24.10.2022

O novo líder dos conservadores britânicos, Rishi Sunak, prometeu nesta segunda-feira (24) trazer "estabilidade e unidade" ao Reino Unido em um momento de grave crise econômica, antes de ser nomeado o terceiro primeiro-ministro do país em dois meses.

"Agora precisamos de estabilidade e unidade", disse Sunak, de 42 anos, e reconheceu que o país enfrenta "um profundo desafio econômico", em um breve discurso em frente à sede do Partido Conservador em Londres.

Na manhã desta segunda, Sunak, que é ex-ministro das Finanças, foi eleito pelo Partido Conservador como o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele substitui Liz Truss, que renunciou na semana passada, após ficar apenas 45 dias no cargo.

Sunak já era cotado para o cargo quando Boris Johnson deixou o posto, em julho passado, mas acabou perdendo a disputa para Liz Truss. Agora, com a desistência da primeira-ministra, ele entrou novamente na corrida, ao lado de Penny Mordaunt e do próprio Johnson.

No entanto, o ex-primeiro-ministro desistiu neste domingo de tentar voltar ao cargo. Mordaunt, por sua vez, não conseguiu reunir apoio suficiente para apresentar uma candidatura.

Rishi Sunak é um bilionário ex-banqueiro, neto de imigrantes indianos e defensor da ortodoxia orçamentária. 

Últimas