Resumindo a Notícia
- Rishi Sunak será nomeado primeiro-ministro nesta terça-feira (25)
- Liz Truss vai se reunir com o rei Charles 3º para apresentar sua renúncia
- Sunak foi o único candidato a conseguir os apoios necessários dentro do partido
- O novo premiê prometeu trazer 'estabilidade e unidade' ao Reino Unido
Rishi Sunak, novo líder do partido conservador e primeiro-ministro
Niklas Halle'n/AFP - 12.7.2022Rishi Sunak será oficialmente nomeado primeiro-ministro do Reino Unido na terça-feira (25), depois que a líder cessante Liz Truss apresente sua renúncia ao rei Charles 3º, informou a Downing Street em comunicado.
Liz Truss, que renunciou na quinta-feira (20), conduzirá uma última reunião com seu gabinete, lerá um comunicado e depois irá ao Palácio de Buckingham, onde será recebida pelo monarca para manifestar a renúncia.
Finalmente, Sunak será nomeado primeiro-ministro pelo rei e fará um discurso televisionado, por volta das 11h35 (7h35 de Brasília).
Depois da desistência de Boris Johnson, no último domingo (23), e de a concorrente direta de Sunak, Penny Mordaunt não ter conseguido atingir o apoio mínimo para participar das prévias do Partido Conservador, o ex-ministro das finanças foi declarado líder da sigla e, consequentemente, primeiro-ministro.
Num breve discurso após o anúncio, em frente à sede do partido, Sunak prometeu trazer "estabilidade e unidade" ao Reino Unido, ao reconhecer que o país enfrentra um "profundo desafio econômico".
Em comunicado, Liz Truss, que ficou apenas 44 dias à frente do cargo, parabenizou Rishi Sunak, após a nomeação, e disse que ele "tem o total apoio" dela.