Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Roger Waters, ex-Pink Floyd, acusa Ucrânia de 'provocações' à Rússia

Segundo o músico, Kiev tem uma parcela de culpa no confronto, mas ele não eximiu Moscou de responsabilidade pela guerra

Internacional|Do R7

Roger Waters discursou virtualmente no Conselho de Segurança da ONU
Roger Waters discursou virtualmente no Conselho de Segurança da ONU

Rogers Waters, um dos fundadores da lendária banda de rock britânica Pink Floyd, denunciou nesta quarta-feira (8) as "provocações" que levaram à invasão russa da Ucrânia, em um discurso perante o Conselho de Segurança da ONU que provocou a revolta de Kiev.

O músico britânico, de 79 anos, que gerou polêmica pela posição sobre a guerra, foi convidado por Moscou a falar aos 15 membros do Conselho.

"A invasão da Ucrânia pela Federação Russa foi ilegal. Eu a condeno nos termos mais fortes possíveis", declarou o músico britânico em um vídeo exibido ao Conselho.

Waters, no entanto, deu a entender, na continuação do discurso, que Kiev também tinha culpa.


"Mas a invasão russa da Ucrânia também não foi por falta de provocação. Portanto, também condeno os provocadores nos termos mais fortes possíveis", acrescentou.

O embaixador da Ucrânia na ONU contra-atacou com o título de uma das canções mais famosas do Pink Floyd.


"Que triste para seus ex-fãs vê-lo aceitar o papel de ser apenas um tijolo na parede, uma parede de desinformação e propaganda russa", criticou Sergiy Kyslytsya.

O representante de Kiev também fez referência ao porco inflável rosa gigante que apareceu em muitos dos shows da banda.


Kyslytsya disse que ficou surpreso por Waters não ter levado o balão para a câmara do Conselho de Segurança. "O que poderia ter sido desta vez, Sr. Waters? Porcos com suásticas e a foice e o martelo?", perguntou.

A cidade polonesa de Cracóvia declarou Waters "persona non grata" em setembro, depois de ter suspendido os shows dele por causa de sua posição sobre a guerra.

Naquele mês, Waters havia escrito uma carta aberta em que dizia que o Ocidente deveria parar de fornecer armas a Kiev, acusando o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, de permitir um "nacionalismo extremo" no país e instando-o a "pôr fim a esta guerra mortal".

Leia também

Nesta semana, Polly Samson, uma compositora que escreveu canções do Pink Floyd e do guitarrista e seu marido, David Gilmour, chamou Waters de "antissemita" e "apologista de Putin" em uma postagem no Twitter.

Waters respondeu com a publicação de uma declaração no Twitter de que "refutava totalmente" a alegação de Samson.

Veja quais países prometeram tanques de guerra à Ucrânia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.