Rússia acusa EUA de planejar entrega de armas na Venezuela
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores diz haver indícios de que donativos americanos sejam pretexto para armar oposição a Nicolás Maduro
Internacional|Fernando Mellis, do R7
Aliada do presidente venezuelano Nicolás Maduro, a Rússia diz que a ajuda humanitária dos Estados Unidos à Venezuela se trata de "pretexto" e que o real objetivo do governo norte-americano é armar os opositores ao regime.
A declaração foi dada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, María Zajarova, na sexta-feira (22).
"Há informação de que empresas dos Estados Unidos e seus aliados da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] trabalham na questão da compra de grandes lotes de armas e munições em um país do leste europeu para transferi-los em seguida às forças opositoras da Venezuela", afirmou.
A chancelaria russa também classifica como "uma perigosa provocação, de grande magnitude, inspirada e dirigida por Washington" a operação para entrada de donativos na fronteira da Colômbia com a Venezuela.
A oposição, liderada pelo autoproclamado presidente Juan Guaidó, organizou esquemas na fronteira da Colômbia para que a entrada da ajuda humanitária ocorra neste sábado (23).
Diante do anúncio, Maduro determinou que o Exército fechasse os acessos rodoviários que ligam a região Norte de Santander (Colômbia) ao estado de Táchira. do lado venezuelano da fronteira.