Rússia x Ucrânia

Internacional Rússia afirma que vai anexar oficialmente mais quatro territórios ucranianos

Rússia afirma que vai anexar oficialmente mais quatro territórios ucranianos

Decisão foi tomada após referendo realizado pela Rússia na Ucrânia

  • Internacional | Do R7, com AFP

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Sergei Bobylyov/Sputnik/AFP - 16.9.2022

A Rússia anunciou que ratificará na sexta-feira (30) a anexação dos territórios que controla na Ucrânia durante uma cerimônia no Kremlin, onde o presidente Vladimir Putin pronunciará um discurso, anunciou nesta quinta-feira o Kremlin. A decisão foi tomada dias depois da realização de um referendo do governo russo nas regiões ocupadas da Ucrânia.

"Uma cerimônia de assinatura de acordos sobre a entrada de novos territórios na Federação da Rússia acontecerá amanhã (sexta-feira) às 15h (9h de Brasília) no Kremlin", afirmou o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

"Vladimir Putin pronunciará um discurso no evento", acrescentou.

O anúncio acontece depois da organização de referendos de anexação em quatro regiões da Ucrânia controladas parcialmente por Moscou: Donetsk e Lugansk no leste, Kherson e Zaporizhzhia no sul.

Kiev e os países ocidentais chamaram as votações de "farsas" e afirmaram que não reconhecerão a anexação dos territórios.

A Rússia já anexou em 2014 a península da Crimeia (sul), o que também não foi reconhecido pela comunidade internacional.

A união dos territórios ucranianos representa uma escalada na ofensiva da Rússia.

Várias autoridades e analistas russos afirmaram que, quando essas áreas forem anexadas e consideradas por Moscou como parte de seu território, a Rússia poderá usar armas nucleares para "defendê-las".

Putin declarou na semana passada que a Rússia estava disposta a recorrer a "todos os meios" de seu arsenal para "defender" seu território.

Como a guerra na Ucrânia impacta a sua vida em 7 pontos

Últimas