Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia afirma que vai anexar oficialmente mais quatro territórios ucranianos

Decisão foi tomada após referendo realizado pela Rússia na Ucrânia

Internacional|Do R7, com AFP

Vladimir Putin, presidente da Rússia
Vladimir Putin, presidente da Rússia Vladimir Putin, presidente da Rússia

A Rússia anunciou que ratificará na sexta-feira (30) a anexação dos territórios que controla na Ucrânia durante uma cerimônia no Kremlin, onde o presidente Vladimir Putin pronunciará um discurso, anunciou nesta quinta-feira o Kremlin. A decisão foi tomada dias depois da realização de um referendo do governo russo nas regiões ocupadas da Ucrânia.

"Uma cerimônia de assinatura de acordos sobre a entrada de novos territórios na Federação da Rússia acontecerá amanhã (sexta-feira) às 15h (9h de Brasília) no Kremlin", afirmou o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

"Vladimir Putin pronunciará um discurso no evento", acrescentou.

O anúncio acontece depois da organização de referendos de anexação em quatro regiões da Ucrânia controladas parcialmente por Moscou: Donetsk e Lugansk no leste, Kherson e Zaporizhzhia no sul.

Publicidade

Kiev e os países ocidentais chamaram as votações de "farsas" e afirmaram que não reconhecerão a anexação dos territórios.

A Rússia já anexou em 2014 a península da Crimeia (sul), o que também não foi reconhecido pela comunidade internacional.

Publicidade

A união dos territórios ucranianos representa uma escalada na ofensiva da Rússia.

Várias autoridades e analistas russos afirmaram que, quando essas áreas forem anexadas e consideradas por Moscou como parte de seu território, a Rússia poderá usar armas nucleares para "defendê-las".

Publicidade

Putin declarou na semana passada que a Rússia estava disposta a recorrer a "todos os meios" de seu arsenal para "defender" seu território.

Como a guerra na Ucrânia impacta a sua vida em 7 pontos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.