Rússia alerta para perigo real de uma guerra nuclear
Ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, afirmou que país ainda busca diálogo com a Ucrânia para acabar com conflito
Internacional|Do R7, com informações da AFP e da Reuters
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse nesta segunda-feira (25) que há risco "real" de uma guerra nuclear entre grandes potências mundiais. Segundo o representante do governo russo, não haveria motivo para citar algo tão grave se o risco não existisse de fato.
"Essa é a nossa posição, na qual baseamos tudo. Os riscos agora são consideráveis", disse Lavrov à emissora estatal da Rússia, de acordo com a Reuters. "Eu não elevaria esses riscos artificialmente. Alguns gostariam disso. O risco é sério, real, e não podemos subestimar."
Sobre as negociações de paz com a Ucrânia, Lavrov afirmou que é preciso ter vontade de ambas as partes para que um acordo seja obtido. O ministro das Relações Exteriores russo ressaltou a vontade do país para alcançar um acordo com Kiev.
"A boa vontade tem limites. E, se não for recíproca, não contribui para o processo de negociação", declarou Lavrov, citado por agências de notícias russas. "Mas continuaremos negociando com a equipe enviada por [Volodimir] Zelenski, e os contatos continuarão", ressaltou.
Apesar da fala de Lavrov, o vice-embaixador da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, disse que um cessar-fogo não é opção válida para o momento, ajudando apenas as tropas ucranianas a se reposicionarem.
"Não achamos que um cessar-fogo seja uma boa opção no momento, porque a única vantagem que ofereceria é que as forças ucranianas podem se reagrupar e fazer mais provocações", disse Polyanskiy.