Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia alerta para perigo real de uma guerra nuclear

Ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, afirmou que país ainda busca diálogo com a Ucrânia para acabar com conflito

Internacional|Do R7, com informações da AFP e da Reuters

Serguei Lavrov afirma que não levantaria tal hipótese se risco não fosse real
Serguei Lavrov afirma que não levantaria tal hipótese se risco não fosse real Serguei Lavrov afirma que não levantaria tal hipótese se risco não fosse real

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse nesta segunda-feira (25) que há risco "real" de uma guerra nuclear entre grandes potências mundiais. Segundo o representante do governo russo, não haveria motivo para citar algo tão grave se o risco não existisse de fato.

"Essa é a nossa posição, na qual baseamos tudo. Os riscos agora são consideráveis", disse Lavrov à emissora estatal da Rússia, de acordo com a Reuters. "Eu não elevaria esses riscos artificialmente. Alguns gostariam disso. O risco é sério, real, e não podemos subestimar."

Sobre as negociações de paz com a Ucrânia, Lavrov afirmou que é preciso ter vontade de ambas as partes para que um acordo seja obtido. O ministro das Relações Exteriores russo ressaltou a vontade do país para alcançar um acordo com Kiev.

"A boa vontade tem limites. E, se não for recíproca, não contribui para o processo de negociação", declarou Lavrov, citado por agências de notícias russas. "Mas continuaremos negociando com a equipe enviada por [Volodimir] Zelenski, e os contatos continuarão", ressaltou.

Publicidade

Apesar da fala de Lavrov, o vice-embaixador da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, disse que um cessar-fogo não é opção válida para o momento, ajudando apenas as tropas ucranianas a se reposicionarem.

"Não achamos que um cessar-fogo seja uma boa opção no momento, porque a única vantagem que ofereceria é que as forças ucranianas podem se reagrupar e fazer mais provocações", disse Polyanskiy.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.