Rússia x Ucrânia

Internacional Rússia anuncia nova trégua humanitária na Ucrânia a partir das 9h desta quarta-feira (9)

Rússia anuncia nova trégua humanitária na Ucrânia a partir das 9h desta quarta-feira (9)

Medida visa à criação de corredores humanitários que permitam que a população civil deixe o território ucraniano com segurança

  • Internacional | Do R7

Mulheres e crianças aguardam para chegar à Polônia

Mulheres e crianças aguardam para chegar à Polônia

LOUISA GOULIAMAKI / AFP - 08.-03.22

O Exército russo anunciou nesta terça (8) que amanhã (9) haverá um novo cessar-fogo temporário na Ucrânia. A medida visa garantir a saída de civis ucranianos e será imposta a partir das 9h (horário local). Nesta terça, já há uma pausa nos confrontos para que as pessoas possam deixar o país com segurança.

"A Rússia anuncia um cessar-fogo a partir de 9 de março, às 9h, para que se criem corredores humanitários", diz o comunicado divulgado pelo governo russo.

As tréguas humanitárias vêm sendo motivo de polêmica na guerra entre Rússia e Ucrânia. No último sábado (5), os russos acusaram tropas nacionalistas ucranianas de impedir a evacuação da população civil de Mariupol e Volnovakha, no sudeste da Ucrânia, e garantiram que, das 215 mil pessoas das duas cidades cuja saída teria sido permitida, nenhuma chegou aos corredores humanitários abertos.

Segundo a Tass, agência de notícias oficial russa, o chefe do Centro Nacional para o Controle de Defesa da Rússia, Mikhail Mizintsev, declarou que Moscou respeitou "todas as condições da parte ucraniana, tanto em termos de horas como em termos de rotas e segurança".

Últimas