Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rússia diz estar em 'guerra contra o Ocidente' e aumenta gastos com armas em quase 70%

A medida é 'absolutamente necessária', afirmou hoje Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, durante coletiva de imprensa

Internacional|Do R7, com AFP e Reuters

Míssil intercontinental russo Satã 2, um dos mais poderosos do mundo
Míssil intercontinental russo Satã 2, um dos mais poderosos do mundo

Para justificar um aumento expressivo em seus gastos militares em 2024, a Rússia afirmou nesta quinta-feira (28) que está lutando uma “guerra híbrida" desencadeada pelo Ocidente. A medida é “absolutamente necessária”, afirmou hoje Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, durante coletiva de imprensa.

Segundo documento do Ministério das Finanças publicado nesta quinta-feira (28), os gastos com defesa aumentarão 68% no próximo ano em comparação com 2023, chegando a 10,8 trilhões de rublos (US$ 112 bilhões, cerca de R$ 563 bilhões).

O aumento demonstra a determinação do país de prosseguir com a ofensiva na Ucrânia. Desde o início do conflito, em fevereiro do ano passado, a Rússia reforçou sua indústria armamentista e investiu consideravelmente nas Forças Armadas, apesar da inflação e da desvalorização do rublo.

Os gastos em Defesa serão quase três vezes superiores aos reservados para Educação, Meio Ambiente e Saúde em 2024 somados, segundo cálculos da AFP feitos com base nos dados divulgados. 


"O foco da política econômica é passar de uma agenda anticrise para a promoção do desenvolvimento das metas nacionais", explica o Ministério das Finanças no documento.

Isso inclui "reforçar a capacidade de defesa do país e integrar" as quatro regiões ucranianas com anexações reivindicadas por Moscou no ano passado (Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzia), segundo o documento.


O Banco Central russo advertiu que o crescimento econômico do país deve desacelerar no segundo semestre de 2023, com a inflação superando a meta de 4% fixada pela instituição.

Rússia faz ataque em larga escala contra região ucraniana de Odessa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.