Internacional Rússia confirma negociação com os EUA sobre troca de prisioneiros que envolve atleta Brittney Griner

Rússia confirma negociação com os EUA sobre troca de prisioneiros que envolve atleta Brittney Griner

Estrela do basquete americano e ex-soldado Paul Whelan devem ser trocados pelo traficante de armas russo Viktor Bout

AFP

Resumindo a Notícia

  • Bout foi preso na Tailândia em 2008 e cumpre uma pena de 25 anos de prisão nos EUA
  • É a 1ª vez que Moscou confirma a existência de negociações de troca envolvendo o prisioneiro
  • Griner foi presa em fevereiro em Moscou com um vaporizador com líquido à base de cannabis
  • Negociações aceleraram depois que ela foi condenada no início de agosto
A jogador de basquete americana Brittney Griner em cela em Moscou

A jogador de basquete americana Brittney Griner em cela em Moscou

Evgenia Novozhenina/Reuters - 04.08.2021

Um diplomata russo confirmou neste sábado (13) que Moscou e Washington estão negociando uma possível troca de prisioneiros, o que implicaria um notório traficante de armas russo preso nos Estados Unidos e uma jogador de basquete americana detida na Rússia.

Os Estados Unidos declararam em várias ocasiões que fizeram uma "oferta consistente" para obter a libertação de dois americanos presos na Rússia, a jogadora de basquete Brittney Griner e o ex-soldado Paul Whelan.

Segundo a mídia norte-americana, o objetivo seria trocá-los pelo traficante de armas russo Viktor Bout, também conhecido como "o mercador da morte".

Bout foi preso na Tailândia em 2008 e está cumprindo uma pena de 25 anos de prisão nos Estados Unidos.  Sua vida inspirou o filme "O Senhor das Armas", no qual Nicolas Cage interpreta um cínico traficante de armas.

"As conversas sobre a questão de uma troca (de prisioneiros) estão ocorrendo através dos canais designados pelos presidentes da Rússia e dos EUA, disse o diretor do departamento da América do Norte no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Darchiev.

Os nomes citados pela imprensa norte-americana, disse ele, "estão sendo efetivamente levados em consideração. A Rússia há muito busca a libertação de Viktor Bout", acrescentou em entrevista publicada neste sábado pela agência de notícias russa Tass.

É a primeira vez que Moscou confirma a existência de negociações sobre uma possível troca de prisioneiros na qual Viktor Bout entraria.  As negociações aceleraram depois que a jogadora de basquete Griner foi condenada no início de agosto a nove anos de prisão por tráfico de maconha.

Griner foi presa em fevereiro em Moscou com um vaporizador contendo líquido à base de cannabis. A jogadora admitiu estar com a substância, mas alegou tê-la trazido sem advertências para a Rússia e usado legalmente nos Estados Unidos como analgésico.

Últimas