Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia denuncia risco de conflito com Estados Unidos por ajuda militar à Ucrânia

EUA anunciaram o envio aos ucranianos de sistemas que permitem lançamentos múltiplos de foguetes

Internacional|Do R7

Forças ucranianas já utilizam diversos tipos de armas enviadas pelos Estados Unidos
Forças ucranianas já utilizam diversos tipos de armas enviadas pelos Estados Unidos Forças ucranianas já utilizam diversos tipos de armas enviadas pelos Estados Unidos

Os novos envios de armas americanas à Ucrânia, que incluem um sistema de foguetes de lançamentos múltiplos, aumentam o risco de um confronto militar entre Rússia e Estados Unidos, alertaram as autoridades de Moscou nesta quarta-feira (1º).

"Qualquer entrega de armas que continue, ou que aumente, faz crescer o risco de tal acontecimento", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, em declarações à agência RIA Novosti, depois de ser questionado sobre um possível conflito armado entre Washington e Moscou.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (31) o envio à Ucrânia dos sistemas Himars (High Mobility Artillery Rocket System), que permitem lançamentos múltiplos de foguetes e têm alcance de 80 km.

Embora não sejam sistemas de longo alcance, eles representam um reforço significativo das capacidades ucranianas.

Publicidade

Essas armas integram uma nova bateria de ajuda militar americana, avaliada em US$ 700 milhões, cujos detalhes serão revelados nesta quarta-feira.

Desde o início do conflito, o presidente americano Joe Biden atua com cuidado para não fornecer uma ajuda militar à Ucrânia que caracterize os Estados Unidos como um país cobeligerante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.