Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia diz que está perto de conquistar Lugansk e que 1.908 militares deixaram Azovstal

Ucranianos que saíram da siderúrgica nesta sexta-feira (20) foram para Olenivka, cidade controlada pelos russos perto de Donetsk

Internacional|Do R7, com AFP e Reuters

Combatentes ucranianos que saíram de Azovstal chegam a Olenivka, perto de Donetsk
Combatentes ucranianos que saíram de Azovstal chegam a Olenivka, perto de Donetsk Combatentes ucranianos que saíram de Azovstal chegam a Olenivka, perto de Donetsk

O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, afirmou que Moscou está perto de controlar totalmente a região separatista de Lugansk, no leste da Ucrânia, nesta sexta-feira (20).

Shoigu ainda anunciou que 1.908 soldados ucranianos, que permaneceram entrincheirados por semanas na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, se renderam desde a segunda-feira (16). 

Os soldados que saíram do complexo nesta sexta-feira foram levados de ônibus escoltados por forças apoiadas pela Rússia a uma ex-colônia penal na cidade de Olenivka, região controlada pelos russos e localizada perto de Donetsk.

Apesar dos anúncios, não ficou claro quantos combatentes ainda permanecem em Azovstal. Autoridades ucranianas se recusaram a comentar, dizendo que a declaração poderia pôr em risco os esforços de resgate.

A cidade de Mariupol, com um dos principais portos marítimos da Ucrânia, é uma região estratégica para a Rússia, para que o país consiga consolidar o controle das terras que conquistou ao longo da costa, chegando até a península da Crimeia, anexada em 2014.

Idosos usam celeiro como abrigo em meio ao conflito na Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.