Logo R7.com
RecordPlus

Rússia diz que Trump entrará para história mundial se EUA tomarem a Groenlândia

Presidente americano tem insistido que não se contentará com nada menos do que a posse da região

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Kremlin afirmou que Trump pode entrar para a história mundial se assumir a Groenlândia.
  • Trump insiste que os EUA devem controlar a Groenlândia, um território da Dinamarca, para evitar que Rússia ou China o façam.
  • Autoridades dinamarquesas e da Groenlândia reiteram que a ilha não está à venda.
  • O Ministério das Relações Exteriores da Rússia desaprova a narrativa ocidental que associa ameaças à Groenlândia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Soldados dinamarqueses tiram fotos ao lado da estátua de Hans Egede na Groenlândia Marko Djurica/Reuters - 18.01.2026

O Kremlin afirmou, nesta segunda-feira (19), que é difícil discordar dos especialistas que disseram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrará para a história americana e do mundo se assumir o controle da Groenlândia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não estava discutindo se essa medida seria boa ou ruim, apenas declarando um fato.


Trump tem insistido repetidamente que não se contentará com nada menos do que a posse da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca. Ele afirma que, se os Estados Unidos não assumirem o controle da Groenlândia, a Rússia ou a China o farão.

LEIA MAIS

Quando solicitado a comentar as falas de Trump sobre a suposta ameaça russa, Peskov disse que tem havido muitas “informações perturbadoras” ultimamente, mas que o Kremlin não comentaria sobre os supostos projetos russos na Groenlândia.


“Aqui, talvez, seja possível abstrair se isso é bom ou ruim, se estará de acordo com os parâmetros da lei internacional ou não”, declarou Peskov.

“Há especialistas internacionais que acreditam que, ao resolver a questão da incorporação da Groenlândia, Trump certamente entrará para a história. E não apenas na história dos Estados Unidos, mas também na história mundial.”


Os líderes da Dinamarca e da Groenlândia insistem que a ilha não está à venda e não quer fazer parte dos Estados Unidos.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que era inaceitável que o Ocidente continuasse afirmando que a Rússia e a China ameaçam a Groenlândia, e que a crise sobre o território mostra os dois pesos e duas medidas das potências ocidentais que alegam superioridade moral.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.