Logo R7.com
RecordPlus

Rússia ‘está cometendo possíveis crimes de guerra’ quando ataca civis, diz analista

Segundo Zelensky, Moscou atacou instalações de energia ucranianas durante a madrugada, com um número recorde de mísseis balísticos

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente da Ucrânia, Zelensky, informou que a Rússia atacou instalações de energia ucranianas utilizando um número recorde de mísseis balísticos.
  • Vladimir Putin aceitou um cessar-fogo energético proposto pelos EUA, que duraria até o dia 8, mas Zelensky acredita que isso foi uma manobra para estocar armamentos.
  • O analista Vitelio Brustolin destacou que os ataques a civis configuram possíveis crimes de guerra e criticou a falta de progresso nas negociações de paz.
  • A guerra já dura quase quatro anos, e a Rússia tem intensificado os ataques ao sistema de energia da Ucrânia, especialmente durante o inverno.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente ucraniano disse que o trabalho da equipe de negociadores será ajustado antes da reunião trilateral entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos prevista para esta quarta-feira (4). Segundo Volodymyr Zelensky, a Rússia atacou instalações de energia ucranianas durante a madrugada, com um número recorde de mísseis balísticos.

Os Estados Unidos haviam proposto um cessar-fogo energético em meio ao inverno rigoroso na região. Vladimir Putin havia concordado com a trégua, que iria até domingo (8). Zelensky acusa o exército russo de explorar a proposta para estocar mísseis e não para apoiar a diplomacia. Milhares de pessoas ficaram sem energia depois da ofensiva.


Milhares de pessoas ficaram sem energia depois da ofensiva russa Reprodução/Record News

“A gente não deve esperar muito dessas negociações, inclusive porque se houvesse realmente interesse de que elas avançassem, não estariam sendo atingidos civis nesse momento. Toda vez que a Rússia lança mísseis sobre cidades ucranianas, a Rússia está cometendo possíveis crimes de guerra”, afirma Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais e pesquisador, em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (3).

Segundo Brustolin, a guerra está entrando já no quarto ano e, nesse tempo todo, a Rússia atacou o sistema de energia da Ucrânia durante o inverno mais de uma vez, “justamente para tornar a vida da população ucraniana miserável”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.