Rússia anuncia exercício militar no mar Báltico perto da Finlândia e Suécia
Governo de Helsinki acaba de ingressar na Otan, enquanto Estocolmo caminha para entrar na aliança militar ocidental
Internacional|Do R7, com AFP
Em meio às crescentes tensões com os países europeus por conta da guerra da Ucrânia e dos constantes ataques com drones que Moscou sofreu, a Rússia anunciou o início de exercícios militares no mar Báltico já nesta quarta-feira (2). Ao todo, serão enviados 50 navios de guerra e dezenas de caças.
"Os exercícios Escudo Marinho 2023 começaram no mar Báltico", disse o Ministério da Defesa em um comunicado em que informou que serão empregados 30 encouraçados, 20 navios de suporte e logística, 30 aeronaves e 6.000 homens.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Os testes buscam "verificar a preparação das forças navais para proteger os interesses nacionais" da Rússia em uma área de importância estratégica, disse a pasta em nota enviada no aplicativo Telegram.
Desde que a Rússia iniciou a invasão na Ucrânia, os países que rodeiam o mar Báltico criticaram a atitude de Moscou. Além disso, a Finlândia e a Suécia pediram para se juntar à Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte), e Helsinki ingressou na aliança militar — Estocolmo está em processo de entrada.
Para completar, Moscou perdeu seus gasodutos estratégicos no mar Báltico, que ligavam o território com a Alemanha e foram danificados por explosões, cuja origem continua um mistério. Além disso, a Europa decidiu reduzir a dependência dos combustíveis fósseis da Rússia a fim de punir o regime de Putin.
Ucrânia avança para retirar foice e martelo, símbolos do comunismo, de estátua:
" gallery_id="64c8e0f8c012adcf12002d03" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/russia-exercicio-militar-mar-baltico-02082023"]