Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia fortaleceu força militar na fronteira com a Ucrânia no fim de semana, diz Pentágono

Denúncia dos EUA contrasta com afirmações de autoridades russas que divulgaram o fim de alguns testes militares na região

Internacional|

Segundo John Kirby, russos teriam todo o aparato de guerra já próximo à fronteira
Segundo John Kirby, russos teriam todo o aparato de guerra já próximo à fronteira Segundo John Kirby, russos teriam todo o aparato de guerra já próximo à fronteira

A Rússia reforçou ainda mais a presença militar na fronteira com a Ucrânia no último fim de semana, denunciou nesta segunda-feira (14) o porta-voz do Pentágono, John Kirby, apesar do anúncio de Moscou de que alguns exercícios militares terminariam.

O presidente russo Vladimir Putin "tem amplas capacidades à sua disposição", disse Kirby à CNN. "Ele continua enviando forças adicionais ao longo desta fronteira com a Ucrânia, inclusive no fim de semana, e tem bem mais de 100 mil [homens]", declarou.

"Não é apenas uma questão de números", continuou o porta-voz. "Trata-se de capacidades armamentísticas [...] que vão de veículos blindados a unidades de infantaria, passando por forças especiais, ciberataques ou mesmo defesa aérea e antimísseis."

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, anunciou nesta segunda-feira o fim de algumas manobras militares, enquanto exercícios terrestres e marítimos nas fronteiras russo-ucranianas e em Belarus alimentam os temores de uma escalada militar. 

Publicidade

Por sua vez, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, considerou possível uma solução diplomática para a crise em torno da Ucrânia, propondo até “prolongar e ampliar” o diálogo, observações muito menos ofensivas do que as que emanaram de Moscou nas últimas semanas. 

O porta-voz do Pentágono, no entanto, reafirmou que o chefe do Kremlin tinha todas as capacidades para lançar, “a qualquer momento”, uma “grande ofensiva militar muito convencional na Ucrânia” ou mesmo um ataque menor para desestabilizar o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.