Rússia leva mísseis com capacidade nuclear para a fronteira da Ucrânia
Segundo empresa de satélites, deslocamento de baterias de lançadores móveis podem ser "aviso para os EUA"
Internacional|Filipe Siqueira, do R7
Imagens de satélite feitas na última quinta-feira (17) mostram que a Rússia instalou uma série de baterias de mísseis nucleares próximas da fronteira com a Ucrânia.
As fotos foram tiradas pela ImageSat International — uma empresa privada especializada em mapeamento por satélite e geoprocessamento frequentemente contratada por governos — e divulgadas em um relatório da empresa através da Fox News.
Elas mostram uma bateria de mísseis Iskander — um sistema de lançamento móvel de curto alcance do tipo balísticos e com capacidade nuclear — estacionados em Kranosdar, a 430 km da fronteira ucraniana.
Leia também
Junto com a bateria de mísseis, também foram identificados dois veículos usados para carregamento rápido de novas ogivas.
Analistas da ImageSat sugeriram que os mísseis e o treinamento de tropas na região são "um sinal da Rússia para os Estados Unidos". Segundo eles, cidades fronteiriças, como Donbass, quase todas devastadas pela guerra com a Rússia, estão ao alcance das ogivas.
Uma bateria similar foi deslocada nos últimos dias também para a fronteira com a China e Mongólia, segundo a ImageSat.
A guerra entre os dois países foi iniciada em 2014. Militantes pró-Rússia lutam contra as forças do governo para o estabelecimento de uma nação independente no leste do país.
Um cessar-fogo foi assinado em 2015, mas as tensões continuam na região, principalmente após uma frota russa aprisionar navios ucranianos em novembro e logo depois bloquear portos do país no Mar de Azov.