Logo R7.com
RecordPlus

Rússia ocultou informações "cruciais" sobre suspeito de atentado em Boston, diz jornal

Para especialistas, mensagens poderiam ter levado os EUA a vigiarem mais de perto as atividades de Tsarnaev

Internacional|Do R7

  • Google News
Mensagens entre Tamerlan e sua mãe não foram passadas à polícia americana
Mensagens entre Tamerlan e sua mãe não foram passadas à polícia americana

Moscou reteve informações cruciais sobre Tamerlan Tsarnaev, um dos suspeitos do atentado de 15 de abril na maratona de Boston, afirmou na sexta-feira (10) o Wall Street Journal, citando funcionários americanos.

Estas informações correspondiam a mensagens de texto (SMS) entre a mãe de Tsarnaev e um parente russo, disse o jornal.


De acordo com o Wall Street Journal, Tamerlan Tsarnaev queria se unir a um grupo de ativistas acusado de atentados na região do Cáucaso, mas o conteúdo das mensagens só foi entregue às autoridades americanas uma semana depois do atentado que matou três pessoas e feriu mais de 250.

Um dos funcionários consultados afirmou que ao menos uma das mensagens correspondia a "uma discussão geral sobre a jihad", embora sem mencionar planos terroristas de forma específica.


Autor do atentado de Boston é enterrado

Vários especialistas afirmaram que os detalhes destas mensagens poderiam ter levado os Estados Unidos a vigiar de maneira mais detalhada as atividades de Tsarnaev.


A polícia matou Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, alguns dias após o atentado, enquanto seu irmão mais novo, também suspeito do ataque, foi capturado após uma perseguição.

A Rússia afirmou que alertou os Estados Unidos sobre Tamerlan Tsarnaev em 2011, mas, segundo o jornal, o FBI solicitou informações adicionais em mais de três ocasiões, em vão.


Durante os seis meses que passou na região do Daguestão em 2012, Tamerlan se reuniu com um militante conhecido, segundo indicaram ao jornal funcionários dessa província russa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse ao Wall Street Journal que, em 2011, Moscou "não podia ter informação detalhada sobre ele porque não vivia em território russo"

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.