Rússia x Ucrânia: especialista explica os dois ‘pontos sensíveis’ que dificultam a paz
Reuniões não avançam na tentativa de um acordo de cessar-fogo no Leste Europeu
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Segundo Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, os mal-entendidos entre a Rússia e os Estados Unidos foram resolvidos durante as conversas entre o enviado especial de Donald Trump e o presidente Vladimir Putin. De acordo com o porta-voz do Kremlin, a reunião entre os políticos foi “construtiva”, apesar de não terem alcançado o avanço necessário nas negociações para o fim da guerra no Leste Europeu.
“Acho que há dois pontos muito sensíveis nessas discussões relativas à paz. Um é a questão territorial, a Rússia não admite ter que devolver territórios sob seu controle [...]. E outro ponto sensível diz respeito às garantias de segurança [...] Putin não admite a entrada da Ucrânia na Otan, e ele entende também que a Rússia tem que ter garantias de segurança”, explica o professor de política internacional Paulo Velasco em entrevista ao Conexão Record News.
Leia mais
O especialista ainda ressalta que os tópicos sensíveis estão interligados com a possibilidade do avanço da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que antes continha 16 países integrantes e hoje tem 32: “A Rússia, quando fala em garantias de segurança, é porque ela também quer garantias de segurança”, diz.
O ministro Sergei Lavrov afirmou que, ao discutir as garantias de segurança, é importante, segundo o político, não se limitar apenas à Ucrânia.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!










