Logo R7.com
RecordPlus

‘Ucrânia está pronta para avançar em próxima reunião que busca fim da guerra’, diz Zelensky

Em rede social, o líder afirmou que o país está pronto para novas rodadas de negociações que buscam pacificar o conflito com a Rússia

Rússia x Ucrânia|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirma que a Ucrânia está pronta para novas negociações em busca do fim da guerra.
  • As próximas reuniões podem ocorrer já na próxima semana após a conclusão das discussões em Abu Dhabi.
  • Zelensky destaca a importância do monitoramento e supervisão dos EUA nas tratativas para a pacificação do conflito.
  • A reunião anterior focou em acordos sobre os parâmetros para o fim da guerra e condições de segurança necessárias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Zelensky diz que o foco da reunião foram os possíveis parâmetros para o fim da guerra Reprodução: Thomas Pete/Reuters - 16.01.2026

Após a conclusão do segundo dia de negociações em busca de pacificar o conflito entre a Rússia e Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou na rede social X que a Ucrânia está pronta para avançar em novas reuniões que podem ocorrer já na próxima semana.

“Os representantes militares identificaram uma lista de questões para uma possível próxima reunião. Desde que haja prontidão para avançar - e a Ucrânia está pronta - novas reuniões ocorrerão, possivelmente já na próxima semana”, diz na postagem.


Ele afirma que na reunião encerrada neste sábado (24) as partes acordaram em relatar cada aspecto das negociações e coordenar os próximos passos com seus líderes. As reuniões aconteceram em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, com intermédio dos Estados Unidos. As tratativas foram iniciadas nesta sexta-feira (23).

O presidente ucraniano afirma que muito foi discutido e que o foco central foram os possíveis parâmetros para o fim da guerra. Em um aceno aos Estados Unidos, Zelensky diz que valoriza muito o “entendimento da necessidade de monitoramento e supervisão americanos no processo de encerramento da guerra e na garantia de segurança genuína”.


Ele postou, ainda, que “o lado americano levantou a questão dos potenciais formatos para formalizar os parâmetros para o fim da guerra, bem como as condições de segurança necessárias para alcançar isso”.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.