Russos usam ‘roçadeira gigante’ em veículo militar para se proteger de drone ucraniano
Novo dispositivo consiste em discos com cerca de nove ou dez cabos finos que desviam objetos que se aproximam
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um sistema criado pela Rússia utiliza cabos de aço giratórios, semelhantes a “roçadeiras gigantes”, para defender veículos militares de projéteis lançados à distância pela Ucrânia.
O dispositivo foi apresentado no programa Correspondentes de Guerra, do canal estatal russo Smotrim. Construído por mecânicos do 70º Regimento de Fuzileiros Motorizados em Zaporizhzhia, ele é instalado em um veículo terrestre militar não tripulado chamado Courier.
LEIA MAIS
Na prática, a ferramenta consiste em discos com cerca de nove ou dez cabos finos que desviam objetos que se aproximam. Cada disco, girado por um eixo, se projeta de um dos quatro lados do Courier.
“Quando outro drone tenta atacar, os cabos o derrubam ou o desviam para o lado”, disse um homem identificado pela mídia russa estatal como um líder de esquadrão chamado “Struk”.
Segundo ele, o novo dispositivo ainda está em fase de testes e foi idealizado pensando no operador de drone adversário, que teria dificuldade em enxergar as hélices giratórias.
Transporte de cargas e resgate de corpos
O Courier pode ser usado para transportar cargas, resgatar corpos ou pessoas feridas, ou ser equipado com armas que serão usadas em missões de ataque. A estrutura permite que ele acomode as hélices giratórias.

Esse tipo de veículo surgiu rapidamente durante a guerra na Ucrânia, como uma tentativa de substituir os soldados humanos na linha de frente.
Pouco se sabe sobre a eficácia do novo dispositivo giratório criado pelos russos, mas a criação segue outras já incorporadas pelas tropas. No início da guerra, por exemplo, a Rússia equipou os seus tanques de guerra e veículos blindados com gaiolas de metal, redes e pontas.
A medida, que tinha como objetivo aumentar a capacidade de sobrevivência contra ataques de drones, logo foi incorporada pelas tropas ucranianas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











