Sam Altman é processado por irmã sob a acusação de abusos sexuais
Ann Altman diz que foi vítima de estupro, agressões físicas e outros tipos de abuso por parte de Sam durante 12 anos; empresário nega as acusações
Internacional|Do R7

Nesta quarta-feira, 8, Ann Altman, irmã do bilionário Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, entrou com um processo judicial contra o empresário, alegando abuso sexual que teria ocorrido entre 1997 e 2006. As acusações foram negadas por Sam e outros membros da família.
O processo foi protocolado no tribunal federal de St. Louis, no Missouri, EUA, onde Ann alegou que os abusos ocorreram na casa dos pais, quando ela tinha apenas três anos e seu irmão, 12. Aos 30 anos, Ann detalhou que foi vítima de estupro, agressões físicas e outros tipos de abuso por parte de Sam durante 12 anos de sua vida. Ela busca uma indenização de pelo menos US$ 75 mil, além de compensação por danos relacionados a transtornos como estresse pós-traumático, sofrimento emocional severo, angústia mental e depressão.
Sam Altman, de 39 anos, negou todas as acusações em uma declaração postada no X (antigo Twitter), na qual também foram assinadas as notas de sua mãe e dois irmãos. A família comentou sobre a difícil situação com Ann, que, segundo eles, se recusa a buscar tratamento convencional para seus problemas de saúde mental. “Nossa família ama Annie e está profundamente preocupada com seu bem-estar. Annie recebe apoio financeiro mensal, que esperamos que continue por toda a sua vida. Contudo, ela continua a exigir mais dinheiro de nós”, disseram.
Quem é Sam Altman?
Sam Altman é cofundador da OpenAI, a empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, o popular chatbot apontado como importante evolução da inteligência artificial. O sucesso do ChatGPT, lançado um ano atrás, colocou Altman em destaque, tornando-o uma das vozes mais influentes do Vale do Silício, ao falar sobre as possibilidades e riscos da inteligência artificial generativa.
O impacto da OpenAI foi amplificado pela parceria com a Microsoft, que investiu bilhões de dólares na empresa e obteve direitos sobre a tecnologia desenvolvida.
Altman também passou por uma série de reviravoltas em sua trajetória à frente da OpenAI.
Em novembro de 2023, Sam Altman foi demitido de sua posição de CEO da OpenAI pelo conselho administrativo da empresa, com o anúncio feito no blog oficial da companhia e efeito imediato. A OpenAI escolheu Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa, como CEO interina, enquanto um processo formal para a escolha de um novo CEO definitivo foi iniciado.
No entanto, Altman foi rapidamente reconduzido ao cargo, com o apoio da Microsoft e de outros cofundadores da OpenAI, como Greg Brockman, que se demitiu em protesto. A crise interna gerou ameaças de demissão por parte de centenas de funcionários da OpenAI, em solidariedade a Altman.














