Internacional Secretário de Estado dos EUA cancela reunião com chanceler russo por situação na Ucrânia

Secretário de Estado dos EUA cancela reunião com chanceler russo por situação na Ucrânia

Antony Blinken afirmou que comunicou decisão a representantes de países aliados antes de desmarcar encontro com Sergei Lavrov

Reuters
Antony Blinken não descarta conversas futuras com o chanceler russo, Sergei Lavrov

Antony Blinken não descarta conversas futuras com o chanceler russo, Sergei Lavrov

Sandra Sanders/Reuters - 11.2.2022

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse nesta terça-feira (22) que cancelou uma reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov, planejada para a próxima quinta-feira (24), após o reconhecimento de Moscou de duas regiões separatistas na Ucrânia como entidades independentes.

Blinken disse que tinha concordado em se encontrar com Lavrov apenas se a Rússia não invadisse a Ucrânia.

“Agora que vemos que a invasão está começando e a Rússia deixou clara sua rejeição total à diplomacia, não faz sentido avançar com essa reunião neste momento”, afirmou Blinken a repórteres após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em Washington.

"Consultei nossos aliados e parceiros; todos concordaram", disse Blinken, acrescentando que enviou uma carta a Lavrov nesta terça-feira informando que não se encontraria com ele.

Os Estados Unidos e seus aliados continuarão a aumentar as sanções se a Rússia intensificar ainda mais sua agressão à Ucrânia, disse o secretário de Estado.

Últimas