Secretário de Estado: EUA seguem negociando com Coreia do Norte
Mike Pompeo está participando de negociações confidenciais com o braço direito de Kim Jong Un, o vice-chairman Kim Yong Chol
Internacional|Beatriz Sanz, do R7, com Reuters
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quinta-feira (31) que está confiante de que as negociações com autoridades norte-coreanas estão caminhando na direção certa para um encontro e que um enviado do país asiático viajará a Washington para entregar uma carta pessoal do líder Kim Jong Un ao presidente Donald Trump.
"Nossos dois países enfrentam um momento crucial em nossa relação e seria nada menos do que trágico deixar essa oportunidade ser desperdiçada", disse Pompeo após reuniões confidenciais com o vice-chairman da Coreia do Norte e braço direito do ditador norte-coreano, Kim Yong Chol, em Nova York.
Pompeo ainda alegou que os planos dos Estados Unidos para a Coreia do Norte incluem "a completa, verificável e irreversível desnuclearização do Península Coreana".
Na última quinta-feira (24), a Coreia do Norte explodiu túneis sua instalação nuclear em Punggye-ri. No entanto, nenhum especialista estrangeiro foi autorizado a acompanhar a explosão e a suspeita é de que Kim Jong Un reative as instalações em um outro local.
Apesar dos encontros, Pompeo não confirmou se a cúpula entre Coreia do Norte e Estados Unidos ainda deve acontecer no dia 12 de junho, como anunciado anteriormente.