Logo R7.com
RecordPlus

Secretário de Trump diz que paz na Ucrânia vai depender ‘do que os ucranianos puderem tolerar’

Putin concordou em permitir que EUA e aliados europeus ofereçam à Ucrânia garantia de segurança

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Steve Witkoff, enviado dos EUA, anunciou que Putin concordou em permitir garantias de segurança para a Ucrânia.
  • A Ucrânia busca uma proteção semelhante ao Artigo 5 da OTAN, mas sua adesão à aliança não está em discussão.
  • O compromisso da Rússia de não buscar mais territórios na Ucrânia será discutido em reunião na segunda-feira entre Trump e Zelenski.
  • O Secretário de Estado, Marco Rubio, ressaltou que a paz exige concessões de ambos os lados e alertou sobre possíveis consequências se não houver cessar-fogo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Witkoff detalhou que as partes concordaram com 'garantias de segurança robustas' Divulgação/U.S. Embassy Jerusalem - 13.05.2025

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, afirmou neste domingo 17, que o líder russo, Vladimir Putin, concordou durante reunião com Donald Trump em permitir que os Estados Unidos e aliados europeus ofereçam à Ucrânia uma garantia de segurança semelhante ao mandato coletivo de defesa da OTAN, como parte de um eventual acordo para encerrar a guerra.

“Conseguimos obter a seguinte concessão: que os Estados Unidos pudessem oferecer proteção semelhante à do Artigo 5, que é uma das verdadeiras razões pelas quais a Ucrânia quer fazer parte da OTAN”, disse à CNN. Segundo ele, foi a primeira vez que ouviu Putin concordar com isso. Por outro lado, a entrada do país na OTAN fica fora de discussão. “A discussão supõe que os ucranianos possam concordar com isso e conviver com isso, e tudo vai girar em torno do que os ucranianos puderem tolerar”, afirmou.


Witkoff detalhou que as duas partes concordaram com “garantias de segurança robustas que eu descreveria como revolucionárias”. Ele acrescentou que a Rússia afirmou que assumiria um compromisso legislativo de não buscar territórios adicionais na Ucrânia, mas que Donetsk ainda está em discussão, e que o caso seria detalhado na reunião desta segunda-feira, 18, que vai reunir Trump, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, e liderança europeias em Washington.

Em entrevista à Fox News, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio ressaltou que haverá “consequências adicionais”, como Trump havia alertado antes de se reunir com Putin, caso não fosse alcançado um cessar-fogo.


“Podemos chegar a esse ponto, infelizmente, se a paz não for possível, mas estamos tentando evitar. Queremos dar todas as oportunidades possíveis para que os russos digam sim a algo com o qual a Ucrânia possa viver”.

“Ambos os lados estão bastante entrincheirados. Você sabe, não temos sanções contra a Ucrânia. Temos sanções contra a Rússia. Não fornecemos armas para a Rússia. Fornecemos armas e assistência para a Ucrânia. Então, os EUA já fizeram muito em relação a isso”, completou à jornalista.


Rubio disse ainda que o país tenta fazer com que haja um acordo mas que, para isso, os dois dados terão de fazer concessões. “Em uma negociação, um lado não tem tudo o que quer, isso não é um acordo de paz. Isso é uma rendição. E eu não acho que você verá rendição de nenhum dos lados tão cedo”, disse.

Com agências internacionais

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.